Bill Ackman no serviço
Bill Ackman no serviço

Multimilionário de 59 anos entrou em torneio ATP e causou polémica

Bill Ackman acusado de comprar convite para torneio oficial; jogou ao lado do ex-tenista Jack Sock

A recente presença de um multimilionário americano num torneio ATP fez franzir alguns sobrolhos. O empresário Bill Ackerman, de 59 anos, conseguiu entrar num encontro oficial de pares no torneio challenger ATP Hall of Fame, em Newport, nos Estados Unidos, ao lado do ex-tenista Jack Sock, de 32 anos e isso causou polémica nas redes sociais também entre antigos tenistas, com várias críticas à organização do torneio.  

Ackman não tem qualquer experiência profissional no circuito e mesmo assim recebeu um wildcard [convite] para jogar, tendo sido acusado de ter ‘comprado’ a entrada. Aparentemente foi Sock quem lhe apresentou o convite. A dupla foi derrotada por 6/1 e 7/5 pelos australianos Bernard Tomic e Omar Jasika em pouco mais de uma hora. 

Além da diferença de idades, foi evidente a diferença de qualidade entre o empresário e os tenistas profissionais, pelo que a sua participação foi posta em causa. 

A ex-número 1 do mundo, Martina Navratilova, sugeriu que Ackman terá usado influência financeira para entrar. «Parece que agora já dá para comprar um wildcard», comentou.   

Ackman, que é fundador e CEO do fundo Pershing Square Capital Management e tem um património estimado em 10 mil milhões de euros, segundo a Forbes, comentou a experiência. «Sou capaz de falar perante uma audiência de mil pessoas ou num estúdio de televisão sobre uma vasta gama de temas sem qualquer preparação e sem uma pontada de medo, mas tive a minha primeira experiência real de medo do palco.  Dei por mim num campo de ténis, num torneio profissional transmitido em direto, com algumas centenas de pessoas no público. Durante o jogo, o meu pulso, braço e corpo congelaram literalmente com os resultados negativos esperados. Tive dificuldade em respirar, e não se tratava de um problema de condição física. A situação melhorou um pouco à medida que o jogo avançava, mas não fui capaz de a ultrapassar. Jogo regularmente com jogadores universitários na casa dos 20 anos e profissionais recentemente reformados num campo familiar, sem público e sem os mesmos sintomas. Foi uma experiência muito humilhante que nos dá ainda mais respeito pelos profissionais que jogam para ganhar a vida em frente às câmaras e ao público. Esquecemo-nos de que eles também têm de gerir os desafios das suas vidas pessoais», escreveu, admitindo que os oponentes ‘levantaram o pé’ e num torneio challenger os encontros de pares costumam acabar numa hora. 

«O bilionário Bill Ackman (59 anos, património líquido: chocante) conseguiu entrar hoje num torneio de ténis profissional. Parece que se pode comprar muitas coisas - mas não pancadas no ténis», escreveu uma conta dedicada ao ténis no X.

A organização do Hall of Fame negou qualquer tipo de operação financeira para garantir a entrada do milionário no torneio. «Para deixar claro: não houve troca de dinheiro em troca do wildcard. De acordo com as regras da ATP, os jogadores não podem pagar nem receber compensação por um convite, e o Hall of Fame Open seguiu essas regras», afirmou um porta-voz à CNN.