Salvador Salvador tenta furar a defesa do Belenenses - Foto: Miguel Nunes
Salvador Salvador tenta furar a defesa do Belenenses - Foto: Miguel Nunes

'Grandes' em jornada de fartura goleadora

Sporting, FC Porto e Benfica venceram e convenceram nos jogos da 16.ª ronda do Andebol 1

O Sporting venceu este sábado o Belenenses por expressivos 43-23, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional de Andebol 1, mantendo a vantagem de três pontos na liderança da competição e com menos um jogo disputado do que o segundo classificado, o FC Porto.

Num encontro em que o favoritismo dos bicampeões nunca esteve em causa, o treinador Ricardo Costa aproveitou para gerir o plantel, poupando alguns dos jogadores mais utilizados. Os leões entraram determinados e rapidamente se colocaram a vencer por 2-0, embora a formação de Belém tenha reagido e encurtado distâncias para 4-3. Ainda assim, o Sporting voltou a impor o seu ritmo, chegando aos 6-4 aos nove minutos e aos dez golos à passagem do quarto de hora.

Apesar de alguma ineficácia ofensiva em certos momentos, que impediu uma vantagem mais confortável, os verdes e brancos foram para o intervalo a vencer por 16-12. Na segunda parte, a história foi bem diferente. Com maior eficácia e intensidade, o Sporting rapidamente cavou um fosso no marcador, atingindo os 26-16 e chegando aos 30 golos pouco depois. O resultado ganhou contornos de goleada, com os leões a alcançarem os 40 golos ainda antes dos últimos três minutos, fechando o encontro com uma vantagem de 20 golos.

FC Porto passeia na Maia

O FC Porto também confirmou o seu favoritismo ao vencer fora o conjunto da Maia por 45-27, apesar das ausências de vários jogadores importantes por lesão. Os dragões demoraram a impor-se, mas após um início equilibrado (5-4) distanciaram-se no marcador, chegando ao intervalo a vencer por 21-14. Na segunda parte, a equipa de Magnus Andersson controlou o jogo e ampliou a vantagem frente ao penúltimo classificado.

Benfica tranquilo em Avanca

O Benfica foi ao terreno do Avanca triunfar por 34-25, num encontro em que controlou as operações, sobretudo na segunda parte. Após uma primeira metade equilibrada, que terminou com vantagem mínima para as águias (15-12), a equipa orientada por Jota González acelerou no segundo tempo e construiu uma vitória segura, num jogo que marcou ainda a estreia do jovem Miguel Bernardino pela equipa principal.