Champions: GOG ergue um ‘muro’ na baliza e derrota um FC Porto 'ferido'
Tobias Thulin. Tão depressa os adeptos do andebol do FC Porto não vão esquecer esse nome.
Os dragões perderam nesta quarta-feira na Dinamarca com o GOG por 35-27, num jogo em que esteve sempre a em desvantagem e no qual encontrou pela frente um guarda-redes que fez uma exibição ‘monstruosa’, com 22 defesas e uma eficácia de 45%.
𝐑𝐄𝐒𝐔𝐋𝐓
— EHF Champions League (@ehfcl) November 29, 2023
GOG beat FC Porto 35:27 in the last game of the night! 𝑻𝒐𝒃𝒊𝒂𝒔 𝑻𝒉𝒖𝒍𝒊𝒏 saves 22 (!) shots for a 49% save percentage! 𝑨𝒂𝒓𝒐𝒏 𝑴𝒆𝒏𝒔𝒊𝒏𝒈 is the top-scorer with 8 goals 🔥#ehfcl #clm #daretorise pic.twitter.com/8papcPox60
Em partida da 9.ª jornada da Liga dos Campeões, o FC Porto já entrou em campo praticamente em desvantagem devido à ausência de quatro jogadores muito importantes na equipa de Carlos Resende. Nikola Mitrevski, Fábio Magalhães, Daymaro Salina e Diogo Branquinho falharam o jogo por questões físicas.
Se essas ausências já tornavam árdua a tarefa diante do campeão dinamarquês, a entrada em jogo matou imediatamente a possibilidade de os dragões pontuarem,
Depois de um parcial de 5-1 nos primeiros cinco minutos, o GOG chegou aos 10-2 aos 12' e o conjunto português e nunca mais voltou a conseguir encostar no marcador. Os jogadores portistas cometeram inúmeras falhas técnicas o que a este nível já é péssimo sinal, mas pior ainda quando se defronta um guarda-redes que defende oito dos primeiros 10 (!!) remates. Quase todos dos seis metros! E se isso não fosse suficientemente impressionante, Tobias Thulin, chegou ao intervalo com 50% de eficácia, com 12 defesas em 24 remates portistas.
✨ 𝑼𝑵𝑩𝑬𝑨𝑻𝑨𝑩𝑳𝑬 ✨
— EHF Champions League (@ehfcl) November 29, 2023
𝐓𝐨𝐛𝐢𝐚𝐬 𝐓𝐡𝐮𝐥𝐢𝐧 has saved 8⃣ out of the 10 shots he's faced in the first 13 minutes! #ehfcl #clm #daretorise pic.twitter.com/iiHIoDTEsk
Ainda assim, a verdade é que o cenário não era ainda pior porque Diogo Rema na baliza portista também se mostrava a grande nível. Aos 20 minutos tinha mais defesas (6) do que os golos que o FC Porto tinha marcado (5).
𝐃𝐢𝐨𝐠𝐨 𝐌𝐚𝐫𝐪𝐮𝐞𝐬 tries to boost the defense with some of his energy 🔋⚡#ehfcl #clm #daretorise @FCPorto pic.twitter.com/fYlkECXxvG
— EHF Champions League (@ehfcl) November 29, 2023
Com 21-12 ao intervalo, o FC Porto surgiu no segundo tempo a tentar minimizar os estragos e até conseguiu encurtar para 21-17 nos primeiros cinco minutos, mas isso foi mesmo o melhor que a equipa de Carlos Resende alcançou.
Stand up and put your hands together for this 𝑩𝑬𝑨𝑼𝑻𝒀 🤩#ehfcl #clm #daretorise @FCPorto pic.twitter.com/4ZOKVbdKzk
— EHF Champions League (@ehfcl) November 29, 2023
O GOG voltou a acertar, com o guarda-redes sueco a continuar a levar ao desespero os jogadores portistas, e a primeira linha do conjunto dinamarquês mostrou-se imparável, com Mensing a apontar oito golos e Madsen sete.
A derrota mantém os dragões no último lugar de apuramento para a fase seguinte, mas agora apenas com dois pontos de vantagem sobre o Wisla Plock, quando faltam cinco jornadas para terminar a fase de grupos.