Van Aert confirma Volta a Itália 2024: «É um objetivo principal»
Corredor belga da Jumbo-Visma terá liberdade de ação no Giro, mas a propalada liderança de equipa não foi anunciada
Wout van Aert colocou um ponto final aos rumores que o davam na Volta a Itália de 2024 e a ‘corsa rosa’ como seu objetivo principal na próxima temporada. O esclarecimento do corredor belga da Jumbo-Visma foi a confirmação.
Van Aert anunciou que participará no Giro de 2024, no que será a sua estreia na grande volta transalpina, e que lhe mobilizará esforços maiores no apuro de forma física e na planificação do calendário competitivo.
O velocista, de 29 anos, correu cinco vezes a Volta a França, consecutivamente desde 2019, e também ainda não conhece a Vuelta. «Aprecio muito Itália, pelo seu ambiente, a gastronomia e a simpatia das gentes», começou por afirmar Wout van Aert, que elege o 107.º Giro como «um objetivo principal» da sua próxima temporada.
Ao contrário do que se predispôs em todas as presenças no Tour, sempre ao serviço de um líder [Steven Kruijswijk, Primoz Roglic e Jonas Vingegaard], ainda que em 2022 tivesse assumido a conquistada da camisola verde da liderança da classificação por pontos como outra meta, o vencedor da Milão-Sanremo de 2020 vai apresentar-se no Giro 2024 com liberdade total para fazer a corrida, uma vez que nem Jonas Vingegaard nem Sepp Kuss, as duas principais figuras da Jumbo-Visma após a saída (a partir do início da próxima temporada) de Primoz Roglic para a BORA-hansgrohe.
Essa condição, que poderá ser considerada de liderança, certamente permitir- á a Van Aert dispor da equipa em apoio ao seu objetivo que não deverá transcender a vitória em etapas. Menos crível será a também comentada – não confirmada – pretensão de visar a classificação geral. Mas estamos a mais de seis meses de dia 4 de maio de 2024, a data da partida da Volta a Itália, em Turim.