Portugal com menos 16 atletas qualificados do que em Tóquio 2020
Jogos Olímpicos de Paris 2024 (IMAGO)

Portugal com menos 16 atletas qualificados do que em Tóquio 2020

JOGOS OLÍMPICOS15.04.202411:13

A 100 dias do torneio em Paris, são 40 atletas em posição de apuramento

A 100 dias dos Jogos Olímpicos de Paris, Portugal tem menos 16 atletas qualificados em comparação com a última edição em Tóquio.

São neste momento 40 portugueses em posição de apuramento, numa edição que vai ter como grande baixa a seleção de andebol, eliminada no torneio pré-olímpico, tal como o remo. O triatlo acaba por ser a grande novidade entre as modalidades presentes.

O atletismo tem menos dois apurados do que a edição de 2021. Pablo Pichardo ainda não competiu esta temporada e Patrícia Mamona está a recuperar de lesão.

Grande esperança é Diogo Ribeiro, na natação. O português chega a Paris campeão mundial dos 50 e 100 metros mariposa. A canoagem conta com Fernando Pimenta na linha da frente, enquanto Filipa Martins aparece como grande destaque na ginástica artística. Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins representam Portugal no surf e a equipa de ténis de mesa é formada por Marcos Freitas, Tiago Apolónia, João Geraldo, Diogo Carvalho e João Monteiro.

Mas as incertezas não são apenas quanto aos atletas apurados. O presidente francês Emmanuel Macron admitiu nas últimas horas que pode haver uma mudança no local da cerimónia de abertura, apesar de insistir no Sena, que pode complicar as condições de segurança devido à ameaça terrorista em Paris.

«A cerimónia que planeámos é uma estreia mundial. Temos de a realizar e vamos realizá-la. (…) Mas temos plano B e plano C e preparamo-los em paralelo», explicou, adiantando como hipótese os jardins do Trocadero ou o Estádio de França, em Saint-Denis, onde se vão realizar as provas de atletismo.

Na cerimónia de abertura, a 26 de julho, são esperados cerca de 300 mil espectadores.