Portugal com 68 atletas no Festival Olímpico da Juventude Europeia
Portugal vai estar representado por 68 atletas, 41 dos quais masculinos, de 11 modalidades no 18.º Festival Olímpico da Juventude Europeia Skopje-2025, a decorrer na Macedónia do Norte e Croácia entre 20 e 26 de julho.
«A Equipa Portugal que irá participar no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) Skopje2025 está definida. Entre os dias 20 e 26 de julho, 68 jovens atletas portugueses competirão em 11 modalidades/disciplinas», pode ler-se numa nota enviada às redações pelo COP.
O evento agrega jovens atletas entre os 14 e 18 anos em várias disciplinas, com 4.000 atletas de 49 países em competição, além de uma equipa de refugiados, uma estreia, com 14 modalidades/disciplinas ao todo.
A comitiva nacional apresenta-se nas modalidades de andebol masculino, única modalidade coletiva, assim como atletismo, badminton, canoagem slalom, ciclismo BTT e de estrada, ginástica artística, judo, natação, taekwondo e ténis de mesa.
Em Maribor-2023, Portugal levou 73 atletas e saiu da Eslovénia com cinco medalhas: ouro através de Rafael Mimoso, nos 200 metros bruços (natação); e bronze por Pedro Afonso (atletismo), Rodrigo Janeiro (judo), Maria Silveira (judo) e Salvador Monteiro e Gonçalo Castro (ténis).
Em comparação com 2023, o skate e o ténis foram retirados do programa e a canoagem foi substituída pela canoagem slalom, que se estreia no FOJE. O badminton e o ténis de mesa estarão presentes no evento pela primeira vez desde que participaram em 2022 e 2007, respectivamente. Igualmente em estreia as provas de tiro e taekwondo. Pela primeira vez, o basquetebol será disputado quer no formato regular como no 3x3.
O FOJE vai decorrer nas cidades macedónias de Skopje e Kumanovo, com a ginástica artística instalada em Osijek, na Croácia.