FOJE

Portugal com 68 atletas no Festival Olímpico da Juventude Europeia

18.ª edição vai decorrer entre a Macedónia do Norte e Croácia e a Equipa Portugal atuará em 11 das 13 modalidades do programa onde apenas o andebol e basquetebol são coletivas

Portugal vai estar representado por 68 atletas, 41 dos quais masculinos, de 11 modalidades no 18.º Festival Olímpico da Juventude Europeia Skopje-2025, a decorrer na Macedónia do Norte e Croácia entre 20 e 26 de julho.

«A Equipa Portugal que irá participar no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) Skopje2025 está definida. Entre os dias 20 e 26 de julho, 68 jovens atletas portugueses competirão em 11 modalidades/disciplinas», pode ler-se numa nota enviada às redações pelo COP.

O evento agrega jovens atletas entre os 14 e 18 anos em várias disciplinas, com 4.000 atletas de 49 países em competição, além de uma equipa de refugiados, uma estreia, com 14 modalidades/disciplinas ao todo.

A comitiva nacional apresenta-se nas modalidades de andebol masculino, única modalidade coletiva, assim como atletismo, badminton, canoagem slalom, ciclismo BTT e de estrada, ginástica artística, judo, natação, taekwondo e ténis de mesa.

Em Maribor-2023, Portugal levou 73 atletas e saiu da Eslovénia com cinco medalhas: ouro através de Rafael Mimoso, nos 200 metros bruços (natação); e bronze por Pedro Afonso (atletismo), Rodrigo Janeiro (judo), Maria Silveira (judo) e Salvador Monteiro e Gonçalo Castro (ténis).

Em comparação com 2023, o skate e o ténis foram retirados do programa e a canoagem foi substituída pela canoagem slalom, que se estreia no FOJE. O badminton e o ténis de mesa estarão presentes no evento pela primeira vez desde que participaram em 2022 e 2007, respectivamente. Igualmente em estreia as provas de tiro e taekwondo. Pela primeira vez, o basquetebol será disputado quer no formato regular como no 3x3.

O FOJE vai decorrer nas cidades macedónias de Skopje e Kumanovo, com a ginástica artística instalada em Osijek, na Croácia.

Sugestão de vídeo