Luke Littler: o prodígio de 16 anos que já derrota campeões mundiais
Luke Littler (IMAGO/ Pro Sport Images)

Luke Littler: o prodígio de 16 anos que já derrota campeões mundiais

OUTROS DESPORTOS03.01.202417:08

Jogador britânico já fez história na modalidade dos dardos, ao tornar-se no mais jovem de sempre a qualificar-se para a final do campeonado do mundo

Nesta quarta-feira joga-se a final do campeonato mundial de dardos 2024 da PDC (Corporação Profissional de Dardos), entre Luke Humphries, atual número 1 mundial, e um… rapaz de 16 anos chamado Luke Littler. O derradeiro encontro tem início às 20h na capital inglesa, Londres, e se à primeira vista o favorito à conquista parece ser o líder da hierarquia mundial, a verdade é que o percurso do adolescente é de tal forma assombroso, que acaba por nivelar a discussão em torno do título.

Ninguém fora do mundo dos dardos parecia conhecer o finalista mais novo, quando a competição iniciou no dia 15 de dezembro de 2023, no Palácio Alexandra, já que o mesmo qualificou-se para a prova através da PDC Development Tour, evento no qual jogadores entre 16 e 23 anos disputam entre si acesso ao campeonato mundial e ao circuito profissional.

No entanto, dentro do meio, o sucesso que Littler viria a ter seria apenas uma questão de tempo. Com apenas 3 anos, já praticava a modalidade e com sete já atirava aos alvos que hoje são usados profissionalmente. O talento era evidente desde tenra idade, tal como apontou ao jornal The Guardian, Karl Holden, cofundador da academia de dardos de Saint Helens, na qual o jovem prodígio esteve integrado.

«Lembro-me da noite em que o Luke veio pela primeira vez; a notícia espalhou-se rapidamente pela sala e havia um miúdo no torneio de sub-10 que era especial. Ouvimos isso muitas vezes, por isso fui ver a final em que ele estava a jogar. Ele deixou-me boquiaberto. Logo a seguir, com nove ou dez anos, foi jogar com os nossos sub-14 e arrasou com eles», sublinhou.

Tal como fez nos seus anos de infância, o britânico também passou a ‘arrasar’ os seus adversários na sua adolescência e, agora, no mais recente campeonato mundial. 

O burburinho começou a surgir após Littler vencer a ronda inaugural contra o neerlandês Christian Kist por 3-0, fazendo 106.2 pontos por jogada, estatística histórica para um estreante. Logo no jogo seguinte, ‘despachou’ o campeão nacional inglês Andrew Gilding, por 3-1. 

Como qualquer outro fenómeno, a aparência e a destreza do novato começaram a ser postas em causa, especialmente no que toca à idade do jogador. No entanto, nesta quarta-feira, a certidão de nascimento do britânico surgiu nas redes sociais, com uma fotografia na qual se pode ver que nasceu no dia 21 de janeiro de 2007, no Hospital de Warrington, no condado de Cheshire.

Depois de derrotar mais um compatriota por 4-1, Mathew Campbell, na terceira ronda a campanha do novato estava já a ganhar contornos de campanha histórica, mas um dos feitos mais notáveis desta caminhada deu-se nos oitavos de final.

O adversário era o cinco vezes campeão Raymond van Barneveld, neerlandês de 56 anos, um dos ídolos da sensação do torneio e o adolescente fez questão de assinalar o momento numa publicação nas redes sociais.

«Com três anos eu costumava imitá-lo, já depois de o Raymond ganhar o campeonato do mundo. Treze anos depois, vou poder jogar contra a lenda, no maior palco de todos», escreveu.

Mas Luke Littler não se amedontrou com a grandeza da ocasião, muito pelo contrário. Numa partida jogada à melhor de sete sets, o inglês derrubou o adversário por uns claros 4-1. 

Nos quartos de final, seguiu-se outro veterano, desta vez Brendan Dolan. Nesta fase da competição, estava em jogo um lugar nas meias-finais e, por isso, o primeiro a chegar aos cinco sets carimbava a qualificação no top-4. O resultado foi mais uma vez enviesado para a estrela de 16 anos: 5-1.

Nem Rob Cross, vencedor da edição de 2018, conseguiu travar a sensação do torneio na semifinal, tendo sido  derrotado por uns expressivos 6-2. A 2 de janeiro de 2023, Luke Littler tornou-se no mais jovem de sempre a garantir lugar na final do Mundial.

Luke Littler e Humphries num bar, em 2019, após jogo que terminou com vitória do atual número um mundial (Fonte: página X de Luke Littler)

O próximo e último obstáculo a separar o prodígio e o troféu é Luke Humphries, o atual número um do ranking. Curiosamente, o duelo entre Littler e o seu compatriota não será o primeiro da história, ainda que o primeiro tenho decorrido num pequeno torneio realizado em 2019, nas ilhas Hayland. Nos quartos de final, foi o Luke mais velho a sair vitorioso.