João Almeida e o ano de estreia no Tour: «Quero melhorar para enfrentar aquelas máquinas!»
No Tour 2024, João Almeida enfrentará adversários como Remco Evenepoel, Primoz Roglic (na imagem, com o português) e Jonas Vingegaard, entre outros

João Almeida e o ano de estreia no Tour: «Quero melhorar para enfrentar aquelas máquinas!»

CICLISMO01.02.202400:30

O corredor da UAE Emirates admite que gostaria de ser mais agressivo nas corridas e que poderá fazer pequenas correções ao método de treino, mas quer melhorar no geral para lidar com a forte concorrência que enfrentará na Volta a França

João Almeida reconhece que «gostaria de voltar a ser um pouco mais agressivo, mais explosivo nas corridas» e para melhorar essas capacidades físicas admite fazer «ligeiras correções» ao método de treino. 

Em entrevista ao canal de multimédia Road Code, o corredor da UAE Emirates, que esta temporada se estreia na Volta a França, considerando-a um «bom desafio», afirma ser «mais importante continuar a evoluir» e tornar-se «mais forte para ser capaz de enfrentar aquelas máquinas», quando se refere à concorrência que classifica de «extremamente forte». 

«Sim, creio ainda não ter atingido o auge das minhas capacidades. Há alguns pormenores na minha forma de correr, na capacidade atlética em geral, que poderei melhorar. Quero fazê-lo… Estamos sempre a querer melhorar como corredores, é muito normal», diz o ciclista, de 25 anos. 

João Almeida na Vuelta. Foto: IMAGO

«Gostaria de voltar a ser um pouco mais agressivo, explosivo, outra vez. No fundo, continuar a evoluir como corredor na globalidade, tornar-me mais forte, melhor, para enfrentar aquelas máquinas. Atualmente está toda a gente extremamente forte. Por isso, é importante levar as coisas com calma e tranquilidade», refere João Almeida, mostrando saber o que tem a fazer...

«Como poderei tentar melhorar? Alterando pequenas coisas… No meu treino, talvez. Mas, como digo, é normal… Mas o mais importante é manter as coisas simples e fáceis…», explica. «Claro, sempre com a garantia de que darei o meu melhor». 

João Almeida com Tadej Pogacar, ciclistas que representam a UAE Team Emirates

Em seguida, a grande novidade no ano desportivo de João Almeida, o quinto no WorlTour e o primeiro sem correr a Volta a Itália. «Vou participar no Tour pela primeira vez. Quero estar na melhor forma possível nessa altura, mas obviamente em todas as corridas em que estiver darei o meu melhor, tentando lutar pela melhor classificação possível», adiantou o corredor de A-dos-Francos. 

«Fiz o Giro quatro anos seguidos, sempre a procurar lutar pela vitória, e esta temporada quis alterar o meu programa, fazer alguma coisa diferente. Já estava seduzido pelo Tour. Creio que será um bom desafio», declara João Almeida, que é esclarecedor sobre as ambições pessoais e coletivas na Grande Boucle de 2024. 

João Almeida foi terciero classificado e o Melhor Jovem na Volta a Itália 2023 (IMAGO)

«Claro que temos um objetivo, que tentaremos alcançar. Também serei um corredor de equipa, gosto de sê-lo. Tudo o que a equipa precisar, darei o meu melhor e ficarei satisfeito», assegura. No fecho da conversa, o português descreve a planificação da primeira parte da sua temporada, que culmina no principal objetivo em 2024. 

«Começarei a temporada em portugal, na Volta ao Algarve [n.d.r.: entre os dias 14 e 18 de fevereiro, embora seja antes, no dia 10, que fará a estreia absoluta, na Figueira Champions Classic, também no nosso país], depois a Paris-Nice e a Volta à Catalunha, na fase inicial do programa». 

Seguir-se-ão «algumas clássicas das Ardenas e a Volta à Suíça» antes de se estrear no Tour de França. «É um plano de competições um pouco diferente do dos últimos anos. Estou bastante motivado e entusiasmado por começar a correr», conclui.