Vasco Matos: «O grande reforço é a manutenção do nosso grupo»
Terminada a primeira semana de trabalho, Vasco Matos efetuou o balanço deste início de pré-temporada dos açorianos e projetou o futuro, e abordou o primeiro compromisso oficial da sua equipa frente aos croatas do Varazdin, para a segunda pré-eliminatória da Liga Conferência. Destacou também a manutenção do grupo de trabalho, como «o grande reforço da equipa». A preparação do Santa Clara nas próximas duas semanas serão realizadas no Algarve.
«Tem sido uma semana bastante positiva. Os jogadores chegaram com muita vontade e a equipa está a ganhar os índices físicos. Estamos com muita energia, é o nosso terceiro ano aqui e vamos continuar a consolidar o nosso trabalho. Estamos a trabalhar no limite e estou muito contente com esta primeira semana de trabalho», viu Vasco Matos, neste início de pré-época.
Para 2025/26 o Santa Clara efetuou poucas mexidas no plantel. Até ao momento foram adicionados apenas cinco jogadores: Douglas Borel e Tahuan Lara, ambos laterais e os avançados Anthony Carter, Brenner Lucas e Henrique Pereira. «A integração tem sido boa, bastante rápida até porque o grupo é muito bom nesse sentido e acolhe sempre muito bem os reforços que chegam. Os jogadores sabem que vêm para um plantel muito competitivo, com muita qualidade e com uma capacidade de trabalho muito grande. Têm que perceber as dinâmicas, a nossa forma de trabalhar no dia-a-dia, e eles estão a perceber isso bem e rapidamente com a ajuda do grupo. As ideias estão bem presentes por isso a integração está a ser rápida», disse o treinador sobre a integração dos novos elementos.
«A nossa grande força para a época tem sido a manutenção do nosso plantel, da nossa estrutura e das nossas ideias. Obviamente que vamos sempre acrescentando algo de novo na temporada seguinte e isso está presente novamente neste ano. Somos sempre muito criteriosos naquilo que é a escolha dos reforços e de continuar a melhorar a nossa equipa. Estou muito contente com os jogadores que chegaram mas, acima de tudo, volto a referir que o grande reforço é a manutenção do nosso grupo, isso é fundamental», destacou.
Vasco Matos abordou ainda a participação do Santa Clara na Liga Conferência, admitindo ser um fator de motivação: «Sim, sem dúvida. É uma novidade para nós e para a grande maioria destes jogadores. Era algo que ambicionávamos, fruto daquilo que foi o nosso trabalho na temporada passada. A preparação está a ser feita com muita ambição, com os pés bem assentes no chão. Sabemos das dificuldades que aí vêm mas estamos a preparar-nos da melhor forma.»
Em relação ao confronto com o Varazdin - a 24 na Croácia e a 31 no Estádio de São Miguel - disse: «Vamos como sempre, jogo a jogo, preparar este primeiro encontro, analisar o adversário, perceber também aquilo que será a nossa pré-temporada. Queremos consolidar as nossas ideias. O foco é o nosso trabalho para chegarmos bem preparados ao primeiro jogo, não podemos pensar mais do que isso.»
O treinador prometeu uma equipa ambiciosa na Liga. «Temos de jogar todos contra todos, foi um sorteio normal, até está bem distribuído naquilo que são os adversários. Vamos começar o campeonato com uma grande ambição», projetou, olhando também para o sorteio do campeonato.