Varandas antecipa Clássico: «FC Porto será exemplarmente recebido»
Frederico Varandas a discursar nos Prémios Stromp 2023 (D. R.)

Varandas antecipa Clássico: «FC Porto será exemplarmente recebido»

NACIONAL12.12.202323:01

Garantia de Frederico Varandas nos Prémios Stromp, com muitos elogios à equipa e a Rúben Amorim no discurso

Um leão com fato de gala. Para uma cerimónia especial. Onde se distinguem os melhores. Nas mais diversas áreas. Inspirados por aquela que foi uma das figuras mais marcantes da história do Sporting: Francisco Stromp, sócio fundador, dirigente, jogador e treinador. Falecido a 1 de julho de 1930, com 38 anos, ficou para a eternidade como sócio n.º 3 dos leões, número que tinha à data da sua morte e que não mais foi transmitido a outra pessoa. Foi ele que deu origem à festa que deu a conhecer todos aqueles que se destacaram no último ano, no universo leonino.

Os vencedores e quem entregou os Prémios Stromp

E, tal como em anos anteriores, a 61.ª edição desta festa da família sportinguista, que decorreu no hotel Sheraton, em Lisboa, foi marcada pelo ambiente positivo, fervor verde e branco, e a aguardada mensagem do presidente Frederico Varandas a todo o universo leonino.

 Do discurso, muitas notas a reter. «Do ponto de vista desportiva, hoje, e se Francisco Stromp estivesse aqui nesta sala, estaria muito orgulhoso do desempenho desportivo, nesta época, das nossas equipas. Do futebol às restantes modalidades. No futebol continuamos no topo da classificação. Por vezes sozinhos, por vezes acompanhados, mas ali continuamos. Na frente. Acreditamos que temos sido a melhor equipa até ao momento e tudo faremos para o continuar a demonstrar», começou por dizer o líder leonino, com palavras muito elogiosas a Rúben Amorim: «Temos um grupo muito forte e fantástico de jogadores e um grande treinador. Grande treinador hoje, grande treinador quando fomos campões, grande treinador quando ficámos em 4.º lugar.» 

Frederico Varandas também centrou atenções ao clássico da próxima segunda-feira com o FC Porto. E deixou uma certeza. «Receberemos não apenas um rival mas uma das grandes instituições nacionais que merece todo o nosso respeito e que jamais deverá ser confundida com as pessoas que a dirigem. Serão exemplarmente recebidos pois os nossos valores e a nossa forma de estar assim o exigem», garantiu, fazendo apelo aos adeptos, sem falar diretamente da recente arbitragem da derrota em Guimarães: «Peço a todos os nossos sócios e adeptos que transformem o sentimento de revolta e injustiça, com os azares que nos têm acontecido, num apoio positivo, enchendo o nosso estádio e agarrando na equipa sempre que ela precisar, empurrando-a para a vitória.»

Com muitos elogios ao Grupo Stromp, que organiza a cerimónia, Frederico Varandas destacou os últimos anos: «Este mandato de 6 anos foi seguramente vivido num dos momentos mais críticos da história do Sporting. Viveram-se momentos muito difíceis e tristes e, poucos anos mais tarde, momentos de felicidade épica», disse, prosseguindo. «Iniciámos a época 2023/2024 com um propósito: iniciar uma ‘nova era’. Uma ‘nova era’ muito além de resultados desportivos. Uma ‘nova era’ para além do ‘Alvalade 2.0’. Uma ‘nova era’ para além da recuperação financeira. Na verdade, trata-se de uma ‘nova era’ que será o somatório de tudo isso. Iremos reposicionar de uma forma permanente e consolidada o Sporting como um clube grande com condições objetivas para lutar por todos títulos nacionais de uma forma natural», finalizou.