Três jogadores dizem adeus ao Sporting este sábado
Diomande, Morita e Geny Catamo a caminho do CAN e da Taça Asiática. IMAGO

Três jogadores dizem adeus ao Sporting este sábado

NACIONAL29.12.202322:47

Diomande, Morita e Geny Catamo fazem com o Portimonese o último jogo antes de rumarem ao CAN e à Taça Asiática; nas seleções com renovações certas

Ousmane DiomandeHidemasa Morita e Geny Catamo fazem este sábado em Portimão o último jogo pelo Sporting antes de rumarem às seleções — o central para participar no Campeonato Africano das Nações (13 de janeiro a 11 de fevereiro) pela Costa do Marfim; o japonês na Taça Asiática (12 de janeiro a 10 de fevereiro); o extremo moçambicano também a caminho do CAN. Mas vão com o futuro assegurado em Alvalade, porque os dois primeiros têm as renovações alinhavadas e o último já renovou há uma semana.

Diomande, 20 anos, tem vínculo com os verdes e brancos até 2027. Contratado há pouco tempo ao Midtjylland, que o tinha emprestado a clube da Liga 2, o Mafra, o defesa está num dos patamares mais baixos dos vencimentos praticados em Alvalade: aufere cerca de 300 mil euros por ano numa altura em que o estatuto que tem no plantel já é bem superior. Por isso o aumento salarial para patamar mais condizente. No que respeita aos anos de ligação, o acréscimo tem sido apontado a mais um  ano, mas não será de estranhar que os leões acrescentem mais duas temporadas, até junho de 2029. A cláusula de rescisão já é de 80 milhões de euros, igual às de Pedro Gonçalves e de Morten Hjulmand, as segundas mais altas do plantel — só Viktor Gyokeres tem cláusula mais elevada, de 100 milhões de euros.

Já Morita, 28 anos, além de uma melhoria salarial — está num patamar intermédio na folha de vencimentos do plantel verde e branco, na ordem dos 400/500 mil euros líquidos anuais, e deverá passar para um patamar mais elevado, na ordem dos 700/800 mil euros por temporada —, a duração do vínculo vai também ter um aumento, de dois anos, para 2028. A cláusula de rescisão do camisola 5 dos verdes e brancos está fixada nos 45 milhões de euros, valor que em Alvalade servia de referência para os médios mas que tem sido gradualmente atualizada, pelo que Morita deverá ver essa cláusula subir também para os 60 milhões.

Geny Catamo renovou fez esta sexta-feira oito dias. O extremo moçambicano de 22 anos e a administração sportinguista acertaram o prolongamento do vínculo por quatro anos e meio, que no entanto são cinco anos e meio, uma vez que por questão burocrática legal a quinta temporada será acionada no final de 2027/2028. Ou seja, Geny Catamo será leão até junho de 2029.