Treinador do Famalicão não tem dúvidas de quem é o melhor lateral-esquerdo da Liga
João Pedro Sousa, treinador do Famalicão (Foto: Pedro Benavente/IMAGO)

Treinador do Famalicão não tem dúvidas de quem é o melhor lateral-esquerdo da Liga

NACIONAL09.02.202415:13

Para João Pedro Sousa, Francisco Moura é o melhor lateral-esquerdo do campeonato português

Declarações de João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, na antevisão da deslocação ao Algarve. O encontro com o Farense está agendado para as 15h30 deste sábado.

Primeiro jogo depois da suspensão

«O aspeto negativo foi a falta de competição. No treino, muito pelo contrário, até aproveitamos para treinar no próprio dia, fizemos uma sessão com jogadores que não iam jogar e é importante dar minutos de treino. Alguns jogadores precisam, como é o caso do Puma, que precisa de competição. Em termos emocionais, não muda nada».

Farense

«Uma equipa competitiva e competente, com um corredor central e experiente. Um campo difícil, mas nada disto é surpresa para quem joga contra o Farense, será um jogo diferente do que aconteceu na primeira volta, o contexto é diferente, as duas equipas estão melhores. Conseguimos encontrar semelhanças nestas duas equipas. Estamos alertados e avisados de que vai ser um jogo complicado».

Sistema tático diferente

«No jogo com o Sporting, tínhamos e vamos continuar a ter algumas condicionantes sobre o corredor esquerdo, iriamos fazer algumas mudanças, queríamos surpreender o Sporting. Os três centrais iam a jogo e nunca escondi a ideia de que temos centrais de muita qualidade, mesmo sem Otávio. Isto não quer dizer que iriamos ter uma equipa fechada, muito pelo contrário, daria para colocar mais gente na frente. Com o Farense também podemos abordar essa forma».

Riccieli

«Totalmente disponível, concentrado e focado no Famalicão. Nunca tive dúvidas. Ele próprio, quando percebeu que o negocio não iria ser fechado, veio falar comigo».

Francisco Moura

«As pessoas sabem a minha opinião. Contamos com o melhor lateral-esquerdo do campeonato. Estando disponível, dificilmente vou tirar um jogador como o Moura do onze. É um lateral do futebol moderno, que cria desequilíbrios, é ofensivo, joga para o corredor contrário… Há poucos laterais assim… Temos bons laterais em Portugal, mas estou a falar do melhor».

Moura pode sair no final da época

«Lá estou eu a destruir as equipas… confesso que estava receoso que o presidente entrasse no gabinete e me dissesse que vai mais um... Vai ser muito difícil segurar um jogador como ele. E tanto o Moura como o Famalicão merecem que assim seja».

Aspeto económico do clube

«Vai ter de vender sempre os seus jogadores. Se quisermos transformar o clube só há direção. Aconteça o que acontecer, tenho um orgulho muito grande. Se não vender jogadores e atingir um quarto ou quinto lugar não há problema nenhum, mas um clube como o Famalicão quer crescer e um dos objetivos é vender. Não estamos a falar apenas de receber, porque o Famalicão vende e reinveste nas suas valias e também nas infraestruturas».