Topic: «SC Braga é uma boa equipa, mas podemos obter um bom resultado»

Topic: «SC Braga é uma boa equipa, mas podemos obter um bom resultado»

NACIONAL16.01.202418:55

Internacional sérvio foi o porta-voz da ambição famalicense tendo em vista a receção aos arsenalistas; a felicidade de representar o Famalicão e os amigos que lhe proporcionaram uma adaptação «mais fácil do que esperava»; de olho na estreia a marcar e no regresso à seleção

Mirko Topic foi uma das agradáveis surpresas do Famalicão na primeira volta da Liga.

O jovem médio sérvio, de apenas 22 anos - completa 23 no próximo dia 5 de fevereiro -, chegou ao emblema minhoto proveniente do Vojvodina, clube com forte tradição no futebol sérvio, e rapidamente se impôs no conjunto orientado por João Pedro Sousa.

Das 20 partidas oficiais já realizadas pelos famalicenses na presente temporada (em todas as competições), Mirko Topic apenas não foi opção no encontro diante do Boavista, na 7.ª jornada da Liga. A sua importância é de tal ordem que, além de ter participado nos restantes 19 encontros, é titular de forma consecutiva desde a 9.ª jornada, aquando da deslocação ao terreno do Estrela da Amadora. E para elevar ainda mais os méritos do sérvio, é também importante referir que Topic foi totalista nos últimos seis jogos, frente a FC Porto, Portimonense, Estoril, Benfica, Chaves e Casa Pia. Sendo que, imediatamente antes desta série de encontros, também havia cumprido os 90 minutos na partida referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, diante do Benfica.

É, pois, de todo provável que o número 8 volte a figurar nas opções iniciais do técnico na receção ao SC Braga, relativa à 18.ª jornada da Liga e que vai realizar-se já na próxima quinta-feira, às 18.45 horas.

Esta terça-feira, em declarações reproduzidas pelos órgãos de comunicação oficiais do emblema de Vila Nova, Mirko Topic fez a antevisão do dérbi minhoto e deixou bem clara a ideia de que o plantel famalicense acredita numa vitória diante dos arsenalistas.

«O último jogo foi bom para nós, foi importante termos regressado às vitórias e estou muito feliz por isso [n.d.r.: triunfo sobre o Casa Pia (2-0)]. Espero que possamos continuar na senda dos triunfos. O SC Braga é uma boa equipa, com muitos jogadores de qualidade, com um futebol de ataque e várias opções ofensivas, mas não falo nem penso muito sobre o SC Braga. Prefiro focar-me na nossa equipa. Sei que se fizermos tudo o que a equipa técnica pedir, podemos obter um bom resultado», salientou.

Instado a pronunciar-se sobre a realidade que encontrou no campeonato português e sobre o que pode fazer o Famalicão, o jovem médio foi claro: «Cada jogo parece um dérbi, em que podemos ganhar ou perder. Estou satisfeito com as minhas exibições, mas é sempre melhor quando a equipa ganha. Quero ainda mais, porque no passado perdemos jogos que poderíamos ter ganho. Tivemos azar em algumas situações, mas penso que no futuro teremos mais vitórias do que na primeira volta. Marcar golos? Já tive algumas oportunidades, mas ainda não consegui marcar [risos]. Contudo, é importante criar essas oportunidades em todos os jogos e espero marcar brevemente. »

Depois de já se ter estreado pela seleção da Sérvia, Mirko Topic diz estar esperançado em voltar a ser chamado para representar o seu país. «É importante jogar em Portugal, gosto de estar aqui. Espero melhorar para um dia voltar à seleção nacional», assumiu.

A finalizar, o número 8 foi desafiado a comentar a sua adaptação ao Famalicão. E as impressões não podiam ser melhores. Além do grupo de trabalho, também outros elementos da estrutura minhota foram muito importantes na integração: «Sinceramente, foi mais fácil do que esperava. É uma vida parecida à da Sérvia. As pessoas, a comida… tudo é parecido com o meu país. Estou muito feliz com os meus companheiros. Toda a gente me ajuda. O Chico [team manager] e o João [secretário técnico] ajudaram-me muito. Falando de jogadores, talvez o Zlobin me tenha ajudado a ter uma boa adaptação. Ainda não falo muito bem português, mas passo mais tempo com o Justin de Haas, porque aqui é o meu melhor amigo.»