Taremi bisa para derrotar Paulo Bento, mas ambas as seleções apuram-se para os 'oitavos'
Taremi (à direita) fez dois golos e foi a grande figura do Irão-EAU. Foto IMAGO/Xinhua

Taça da Ásia Taremi bisa para derrotar Paulo Bento, mas ambas as seleções apuram-se para os 'oitavos'

INTERNACIONAL23.01.202417:19

Bis do avançado do FC Porto dá triunfo frente aos Emirados Árabes Unidos que, já na compensação, garantiram o segundo lugar do grupo C

O Irão venceu os Emirados Árabes Unidos por 2-1 e garantiu o primeiro lugar do grupo C da Taça da Ásia. A seleção de Paulo Bento ficou em segundo lugar e também se apura para os oitavos de final da prova.

A grande figura do encontro foi Mehdi Taremi, avançado do FC Porto, que marcou os dois golos da seleção iraniana. O primeiro surgiu ao minuto 26, em resposta a grande passe de Serdar, resultado que se manteve até ao intervalo.

No segundo tempo, à passagem da hora de jogo, foi assinalado penálti para a seleção de Paulo Bento. Alghassani permitiu a defesa do guarda-redes iraniano e, no contra-ataque, Serdar voltou a servir Taremi, para fazer o segundo do jogo e da conta pessoal. 

A seleção iraniana ainda ampliou o resultado, mas o golo de Mohebi foi anulado por fora de jogo. Já na compensação, o 'vilão' tornou-se 'herói': Alghassani, numa grande jogada individual, fez o 2-1 final e garantiu o segundo lugar para os Emirados Árabes Unidos. 

Esta posição só foi possível pelo resultado da Palestina, que venceu Honk Kong por 3-0.

Dois golos de Dabbagh e mais um de Qunbar fizeram o resultado da partida que, até aos 90+3' do Irão-EAU, deixavam o conjunto palestiniano no segundo posto do grupo C. O 3-0 aos 90+6' chegou a estar em causa, mas Everton Camargo não conseguiu converter uma grande penalidade. O triunfo deixa a Palestina com quatro pontos, cinco golos marcados e outros tantos sofridos, que a tornam uma das quatro melhores terceiras classificadas da prova e, por isso, também apurada para os oitavos de final.