Pedro Grenha, treinador de basquetebol do SC Braga (FPB)
Pedro Grenha, treinador de basquetebol do SC Braga (FPB)

Pedro Grenha, treinador do SC Braga: «É uma grande vitória»

Técnico de 31 anos explica como eliminou o Benfica da Taça de Portugal na Luz

O SC Braga, recém-promovido à Liga Betclic, surpreendeu o tetracampeão nacional Benfica no Pavilhão da Luz, em jogo da Taça de Portugal, eliminando os encarnados nos oitavos de final da prova-rainha.

O treinador dos bracarenses, Pedro Brenha, explicou a estratégia que levou à vitória por 82-81. «Esperávamos um jogo muito duro e sabíamos que a nossa única hipótese para competir com o Benfica seria defender bem. Porque a média de pontos deles a nível nacional é estratosférica. Tínhamo-nos de meter ali na zona dos 80 pontos. Conseguimos e os jogadores interpretaram bem o plano do jogo. Não demos cestos fáceis ao Benfica, que os melhores lançadores do Benfica não tivessem tiros abertos de três pontos. Foi muito importante. E acima de tudo, rompemos a fluidez ofensiva deles. Obrigámos mais vezes eles a jogar um contra um e assumir lançamentos na zona da média distância, que era o nosso grande objetivo».

«A nível do ofensivo, conseguimos fazer um jogo à nossa imagem. Nem sempre foi fácil, até pelas dificuldades que o Benfica nos cria. Através da pressão com bola e do jogo físico nas ações sem bola», acrescentou à análise o técnico, de 31 anos.

«Mas conseguimos ter alguma fluidez ou conseguimos conseguir alguns lançamentos abertos. Não nos escondemos também no ataque ao pintado e em tentar marcar bolas perto do cesto. É uma grande vitória da nossa parte», disse Pedro Genha.

Após a espantosa qualificação para a Taça de Portugal, o treinador do SC Braga afirmou que já está a focado no segundo embate com o Benfica, para a Liga, e em breve: «Só temos que estar contentes, mas ao mesmo tempo já passou. Há um jogo para a semana, superimportante para o campeonato e neste momento o nosso foco está em preparar esse jogo e conseguir continuar nesta onda positiva.