Sporting: Trincão 3.0 é a versão mais refinada no leão
Francisco Trincão é um dos elos mais fortes da equipa de Rúben Amorim (GrafisLab)

Sporting: Trincão 3.0 é a versão mais refinada no leão

NACIONAL15.09.202412:30

Esquerdino está a ter o melhor arranque de temporada desde que chegou a Alvalade. Confiança, alegria e simbiose perfeita com Gyokeres e Pedro Gonçalves são argumentos que deslumbram os sportinguistas

Trincão já conheceu vários momentos no Sporting. Chegou a Alvalade em 2022/2023, cedido pelo Barcelona, para relançar a carreira pela mão de um treinador que conhecia bem — trabalhou com Rúben Amorim no SC Braga —, depois de passagens por Barcelona (42 jogos e três golos) e Wolverhampton (30 jogos e três golos) e na versão 1.0 de leão ao peito marcou 13 golos e fez quatro assistência em 52 jogos, registo que deixou os adeptos com água na boca.

Mas o arranque de 2023/2024 foi bem diferente daquilo que se esperava e a primeira volta do campeonato foi pouco auspiciosa. Levantaram-se vozes de descontentamento, face ao investimento que havia sido feito na sua contratação — €10 milhões por 50% do passe —, mas que iam sendo amenizadas pelas declarações públicas de Rúben Amorim, que sempre defendeu o extremo, reiterando a confiança que tinha na sua qualidade. Trincão fez valer-se da sua capacidade de resiliência e a entrada do ano civil de 2024 marcou novo ponto de viragem.

O esquerdino apresentou-se na versão 2.0 e, diga-se, foi um upgrade que levou muita gente a dar a mão à palmatória. O camisola 17 renasceu e impôs-se no tridente ofensivo dos leões, relegando Edwards para o banco, tornando-se peça fulcral na conquista do título nacional, tendo terminado a temporada como peça imprescindível para Amorim.

Trincão nas primeiras 5 jornadas

Época

Jogos

Titular

Minutos

Golos

Assistências

2022/2023

5

5

434

0

1

2023/2024

5

1

98

0

0

2024/2025

5

5

424

3

1


Agora, decorridas cinco rondas, Trincão surge na versão 3.0, a mais refinada desde que chegou. Os números não enganam e mostram que o esquerdino está a ter o melhor rendimento nas cinco primeiras jornadas da Liga desde que chegou (ver quadro), tendo sido titular em todos os jogos, somando 424 minutos, marcou três golos e fez uma assistência.

Os elogios surgem em catadupa, os adeptos estão rendidos aos slaloms de Trincão, que dá agua pelas barbas aos adversários, e o entrosamento com Pedro Gonçalves e Gyokeres está au point, com o trio a render (em cinco jogos, recorde-se) 15 golos e cinco assistências.

POSIÇÃO PERFEITA E... SELEÇÃO

Amorim fala de Trincão com um sorriso de orelha a orelha, sentimento de quem sempre soube da qualidade do esquerdino. «O Trincão joga numa posição perfeita para ele porque não é bem um ala de linha, nem é bem o número 10, é alguma coisa entre aquilo. E está perfeito ali, com a capacidade com que ele vira e carrega para cima», realçou, após a vitória em Arouca (3-0), com um golo e uma assistência do extremo.

Após mais uma exibição de luxo de Trincão quem ficou com as orelhas a arder foi... Roberto Martínez. Nas redes sociais foram replicados os melhores momentos do esquerdino no jogo e muitas questões sobre o porquê de não ter sido utilizado pelo selecionador nos jogos da Liga das Nações...