Ousmane Diomande chegou a Alvalade em 2022/2023 - Foto: SPORTING CP
Ousmane Diomande chegou a Alvalade em 2022/2023 - Foto: SPORTING CP

Sporting: Diomande nas percentagens e nos prazos de pagamento

Crystal Palace quer muito o central leonino e tenta chegar a bom porto com um acordo definitivo. Costa-marfinense apresentou-se em Alcochete para o arranque dos trabalhos de pré-temporada

A porta do Crystal Palace está aberta para Ousmane Diomande que pode reforçar o emblema da Premier League e os cofres do Sporting com 55 milhões de euros. Os clubes falam mas falta acertar formas e prazos de pagamento, bem como valor da percentagem de mais-valia futura a favor dos verdes e brancos.

Diomande pode ser, mesmo antes de Viktor Gyokeres, cuja saída está anunciada desde o início da temporada passada mas que se vê agora envolta em confusão, grande venda dos verdes e brancos nesta janela de transferências do mercado de verão, depois de em fevereiro ter conseguido as transferências de Geovany Quenda (52 milhões ao Chelsea com saída apenas em 2026) e de Dário Essugo (também aos londrinos e por 22 milhões).

O entendimento está nos 55 milhões de euros mas falta ainda acertar forma e prazos de pagamento, além da percentagem de mais-valia futura, que por norma anda entre os 10 e os 20 por cento.

Em janeiro de 2023, o Sporting contratou o defesa-central, agora com 21 anos, ao Midtjylland por 7,5 milhões de euros, numa altura em que estava emprestado ao Mafra. Assinou até 2027 e ficou com cláusula de 80 milhões.

Na última jornada do campeonato com o Vitória de Guimarães, o marfinense teve de sair logo aos 25’ após um lance dividido com Beni Mukendi e com isso os verdes e brancos adiaram o pagamento dos últimos 1,66 milhões de euros pelo passe do jogador ao clube dinamarquês — no final das contas, o camisola 26 poderia ficar 5 milhões de euros mais caro, ou seja, poderia passar a custar um total de 12,5 milhões, porque a cada bateria de 30 jogos (pelo menos 45 minutos em campo), os leões pagam uma parcela desses 5 milhões de euros, precisamente até aos 90 jogos, que seriam cumpridos na última jornada mas foram adiados pela lesão. Se sair para o clube londrino, já não completa esse última bateria de 30 jogos, tendo o seu passe ficado então nos 10,8 milhões de euros.

Quem também ficará satisfeito com esta provável operação entre leões e londrinos é o Midtjylland, clube dinamarquês que garantiu 20 por cento da mais-valia futura. A operação está em marcha, querem as partes que chegue a bom porto mas o acordo está ainda pendente dum acerto final e definitivo para Diomande poder assinar com o Crystal Palace por 5 anos e subir significativamente o ordenado de 500 mil euros anuais que aufere em Alvalade.

Enquanto isso, Diomande é jogador do Sporting e ontem apresentou-se na Academia Cristiano Ronaldo em Alcochete para o início dos trabalhos de pré-temporada, que nas próximas duas semanas de correm no centro de treinos leonino e que a partir de dia 12 passam para o Algarve, onde em Lagos os verdes e brancos vão realizar estágio. Resta saber se ainda com Ousmane Diomande ou se sem o costa-marfinense, um dos esteios da defesa do bicampeão nacional.