Southgate deixa seleção de Inglaterra
Gareth Southgate decidiu abandonar o comando da seleção de Inglaterra. O treinador deixou uma mensagem dois dias depois de perder a final do Euro 2024, na final frente à Espanha (1-2). A Inglaterra também tinha chegado à final do Euro anterior, jogada em casa, mas acabou por ser batida pela Itália nos penáltis.
«Como orgulhoso inglês, foi a honra da minha vida jogar pela Inglaterra e dirigir a seleção. Significou tudo para mim e dei o meu melhor.
Mas é altura de mudar e de um novo capítulo. A final de domingo, em Berlim, contra a Espanha, foi o meu último jogo como selecionador de Inglaterra.
Entrei para a Federação em 2011, determinado a melhorar o futebol inglês. Durante esse tempo, incluindo oito anos como selecionador de Inglaterra, tive o apoio de pessoas brilhantes a quem agradeço sinceramente. Tive o privilégio de orientar um grande grupo de jogadores em 102 jogos», testemunha num comunicado no site da federação.
After 102 games and almost eight years in charge, Gareth Southgate has announced he is to leave his role as manager of the #ThreeLions.
— England (@England) July 16, 2024
Southgate agradeceu ao grupo que levou à Alemanha: «A equipa que levámos para a Alemanha está repleta de jovens talentos e pode conquistar o troféu com que todos sonhamos. Estou muito orgulhoso deles e espero que apoiemos os jogadores. (...) Temos os melhores adeptos do mundo e o seu apoio tem significado muito para mim. Sou um adepto de Inglaterra e sê-lo-ei sempre. Estou ansioso por assistir e festejar enquanto os jogadores criam mais memórias especiais e se ligam e inspiram a nação como sabemos que eles conseguem. Obrigado, Inglaterra - por tudo.»
O diretor executivo da federação inglesa (FA), Mark Bullingham, agradeceu o trabalho de Southgate: «O Gareth tornou possível uma tarefa impossível e lançou bases sólidas para o êxito futuro. É tido na mais alta consideração pelos jogadores, pela equipa de apoio, por todos na FA e em todo o mundo do futebol.»
O dirigente disse ainda que a federação já procura sucessor. «O processo de nomeação do sucessor de Gareth está agora em curso e o nosso objetivo é ter o novo treinador confirmado o mais rapidamente possível. A nossa campanha na Liga das Nações começa em setembro e teremos uma solução provisória se for necessário», referiu.
(atualizado às 11.33 horas)