José Gomes Mendes conta com o apoio do SC Braga na corrida à presidência da Liga
SC Braga já decidiu quem vai apoiar nas eleições na Liga
Arsenalistas anunciaram que estão ao lado da lista encabeçada por José Gomes Mendes, assentando a escolha em três critérios: «perfil do candidato, projeto e equipa»
O emblema arsenalista anunciou, esta quarta-feira, em nota de Imprensa enviada à Agência Lusa, a escolha da lista que entende ser a que melhor defende os interesses do organismo, justificando a preferência com três critérios: «perfil do candidato, projeto e equipa».
Eis o comunicado do SC Braga na íntegra:
O SC Braga apoia a candidatura de José Gomes Mendes com base em três critérios de análise que consideramos fundamentais para esta eleição: perfil do candidato, projeto e equipa.
José Gomes Mendes tem o perfil que a Liga exige para os próximos anos. O futebol profissional precisa de alinhar o poder político com os seus desafios e sem isso será difícil resolver problemas antigos de competitividade, nomeadamente em matéria fiscal, de seguros, de apostas desportivas ou de captação de financiamento. Não há a menor dúvida de que a experiência de José Gomes Mendes é uma evidente mais-valia para esta agenda, da qual também não podemos excluir a centralização. O percurso de José Gomes Mendes é de liderança de processos exigentes e de procura de pontes e consensos e a Liga precisa dessas competências neste momento e elas são muito mais evidentes nesta candidatura. Dá-nos garantias de total capacidade de construção de um movimento forte com a FPF e com todos os stakeholders em torno de temas de interesse coletivo.
Quanto ao projeto, ele apresenta-se tendo no seu eixo o jogo jogado, o futebol e as competições, e nós estamos alinhados com essa visão. Sem investirmos em tudo o que rodeia o jogo, não vamos acrescentar valor ao produto. Sentimos ancorado a essa visão um projeto de captação de investimento para infraestruturas que é essencial para o nosso futebol. Com o expertise de quem geriu fundos europeus enquanto Secretário de Estado, não temos dúvidas de que José Gomes Mendes saberá encontrar e canalizar recursos que são essenciais para o futebol profissional.
A equipa que o acompanha é também um fator de vantagem. José Couceiro é um homem do futebol, conhecedor de todas as dimensões e funções, que acrescenta um perfil que a Liga nunca teve e que reforça o compromisso sobre o jogo enquanto núcleo de toda a cadeia de valor. Aliás, só esta candidatura apresenta alguém do futebol e para a área do futebol. Por outro lado, Pedro Mendonça será a pessoa em Portugal que mais conhece tudo o que envolvem os processos de centralização de direitos audiovisuais. Valorizamos muito que José Gomes Mendes se tenha rodeado de um nível de competência tão notório e reconhecido para este processo, não podendo deixar de notar o contraste face a um outro projeto que não tem qualquer elemento minimamente identificado com a centralização.
Estes três critérios, que na nossa opinião pendem claramente para José Gomes Mendes, fazem com que seja para nós claro que há uma candidatura que melhor serve os interesses dos clubes e a agenda do futebol profissional. Aliás, isso tem-nos sido reconhecido pela generalidade dos clubes. Menos daqueles que já manifestaram apoio à outra candidatura tenho ouvido reconhecimento da força do perfil, do projeto e da equipa do José Gomes Mendes.
Recorde-se que José Gomes Mendes, até agora presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga, vai ter a concorrência de Reinaldo Teixeira, que nos últimos anos foi presidente da AF Algarve - o prazo para a entrada de listas candidatas termina esta sexta-feira. As eleições para os Órgãos Sociais da Liga estão marcadas para o dia 11 de abril, entre as 10 e as 13 horas, no Auditório da Arena Liga Portugal, no Porto.
Sugestão de vídeo:
Artigos Relacionados:
//
Nacional
//
SC Braga: Rodrigo Zalazar ainda vai a tempo da época mais produtiva da carreira
//
Nacional
//
De regresso a Braga, Uros Racic meteu tripla: titularidade, assistência e... golo
//
Nacional
//
Sporting: já há bilhetes para o jogo com o SC Braga
//
Nacional
//
SC Braga: 'contas a ajustar' na chegada à reta de todas as decisões
//
Opinião
//
As eleições na FPF, COP, federações e Liga de Futebol são oportunidades
//
Opinião
//
As eleições na Liga e o impacto na centralização de direitos TV em 2028
//
Futebol
//
A equipa de Reinaldo Teixeira para as eleições na Liga
//
Nacional
//
Helena Pires, a diplomata que chegou a presidente da Liga
//
Nacional
//
José Gomes Mendes explica escolha da data para as eleições da Liga
//
Nacional
//
José Couceiro na lista de José Gomes Mendes para a Liga
Vídeos
Destaques
Golfista aproveita o Masters para assumir relação com 'caddie'
Bernardo Silva já é o português com mais jogos na Premier League (fotos)
«Amo-te muito, irmão»: Barrenechea recebeu visita especial
Sporting: os detalhes do plano de Rui Borges para atacar Arsenal e o campeonato
Leonardo Jardim provoca rival após vitória no dérbi
Gana: jogador de 20 anos morre em assalto ao autocarro da equipa
«Estávamos a construir algo com Amorim e de repente o clube decidiu mudar»
Rafael Leão no mercado: preço, interessados e o Mundial
Opinião
Opinions
Últimas
13:32
Jogador dos Invencíveis do Arsenal vendeu malas falsas da Gucci a colegas
13:24
Guarda-redes do Gil Vicente marca golaço de levantar um estádio
13:16
Papa Leão XIV diz não ter «medo» de Trump após críticas do presidente dos EUA
12:58
FC Porto: «Daqueles jogos que te lembram porque fazemos isto»
12:54
Paulo Sousa de olho nos quartos da Champions asiática
12:45
Mercado Sporting: espanhol do Betis é o alvo para substituir Hjulmand
12:38
Grande Prémio da Arábia Saudita ainda pode realizar-se em 2026
12:20
Choque no Porto: jogador de 13 anos agredido ao defender colega de racismo
11:59
Benfica 'District', financiamento saudita e álcool no estádio: CFO das águias explica
11:40
Diogo Costa e a vitória do FC Porto: «Marca de quem nunca deixa de lutar»
A não perder