SC Braga «censura» tarja junto ao mural de Neno que «instiga ao ódio e à violência»
Direção do emblema arsenalista emitiu uma nota oficial a condenar «qualquer mensagem ou comportamento que se desvie da rivalidade sadia», isto já depois de ter entrado em contacto com os responsáveis do Vitória de Guimarães. Domingo há dérbi na cidade-berço
O sempre apetecível dérbi do Minho entre Vitória de Guimarães e SC Braga está aí à porta, com os dois rivais a medirem forças na noite do próximo domingo (20.30 horas), numa partida referente à 22.ª jornada da Liga.
O embate entre as duas equipas já está a aquecer fora das quatro linhas e nas últimas horas foram colocadas algumas tarjas na cidade-berço, nas quais, além das mensagens ali expostas, consta também a assinatura «BL 03», ao que tudo indicada as iniciais de Bracara Legion, claque afeta ao emblema arsenalista.
Numa das referidas tarjas, que foi exposta nas imediações do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, e, mais concretamente, junto ao mural do malogrado Neno, podia ler-se: «Por cada espanhol extinto o Minho fica mais limpo!»
A Direção do SC Braga não ficou minimamente agradada com o conteúdo desta faixa e repudiou veementemente tal facto. Através de um comunicado oficial emitido na manhã desta quarta-feira, a Direção presidida por António Salvador censurou «um ato que instiga à violência e ao ódio e que é imperativo erradicar do futebol e do desporto». Na mesma nota, acrescente-se, os responsáveis bracarenses anunciaram ainda que reiteraram essa mesma posição aos seus homólogos vimaranenses.
A nota oficial do SC Braga:
A Direção do SC Braga tomou conhecimento de uma imagem que tem circulado através de redes sociais e jornais on-line e que retrata uma tarja colocada junto ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, contendo a mensagem “Por cada espanhol extinto o Minho fica mais limpo!”
Independentemente da autoria da tarja, que desconhece, não pode a Direção do SC Braga ignorar o peso da mensagem nela inscrita e o contexto em que surge, acentuados pelo local escolhido para a sua exposição, junto ao mural do antigo jogador Neno.
Perante tão obsceno quadro, cabe à Direção denunciar publicamente um ato que instiga à violência e ao ódio e que é imperativo erradicar do futebol e do desporto. Isso mesmo foi reiterado pelo Presidente da Direção do SC Braga ao seu congénere do Vitória SC, num contacto mantido esta terça-feira e que sublinhou a censura absoluta a qualquer mensagem ou comportamento que se desvie da rivalidade sadia que, estamos convictos, deve e vai imperar antes, durante e no final do jogo do próximo domingo.
A Direção do SC Braga está certa de que a massa associativa do Clube partilha e comunga destes princípios e que o foco dos adeptos está no apoio à equipa e na promoção de um espectáculo conforme com a história e os valores do SC Braga.