V. Guimarães: expectativa por Tiago Silva
Há expectativa de que Tiago Silva possa ser opção na equipa do Vitória de Guimarães, para o duelo com o SC Braga, da 22.ª jornada da Liga.
O médio recebeu um cartão amarelo no encontro com o Famalicão. Porém, persiste a dúvida se completou uma série de cartões amarelos ou não. Isto porque Tiago Silva foi admoestado no jogo com o Santa Clara, disputada em novembro, e já depois do apito final viu vermelho direto por protestos.
Tiago Silva foi, na altura, punido com dois jogos de suspensão, mas não é claro que o cartão amarelo tenha sido contabilizado para efeitos de acumulação. O n.º 11 do artigo 164.º do regulamento disciplinar da Liga refere que quando se trata de «um jogador que tenha sido sancionado com cartão amarelo e venha a ser expulso do terreno de jogo em consequência da exibição de cartão vermelho por falta grave, o cartão amarelo exibido não conta para os efeitos de acumulação de cartões». Porém, o n.º 12 do mesmo artigo prevê que quando «um jogador sancionado com a exibição de um cartão amarelo e pratique, no mesmo jogo, uma outra infração disciplinar objeto de processo que teve por base um auto por infração verificada em flagrante delito, esse cartão amarelo conta para efeito da acumulação.»
As dúvidas vão ser dissipadas esta quinta-feira, quando o Conselho de Disciplina da FPF elaborar o mapa de castigos.
Com 2663 minutos distribuídos por 35 jogos, Tiago Silva é o terceiro jogador mais utilizado do Vitória. O dérbi do Minho está marcado para as 20h30 do próximo domingo, no D. Afonso Henriques.