Saiba quando e quem deverá marcar o golo 100 do Sporting
Dados estatísticos apontam em duas direções bem concretas
Se a estatística for uma ciência imaculada, o Sporting alcançará o golo 100 desta temporada este sábado, diante do Famalicão, em jogo a contar para 26.ª jornada, no Estádio José Alvalade, a partir das 20h30.
Estranho? Nem por isso. Vamos à explicação. Até ao momento, os leões têm 99 golos em 43 encontros de 2024/2025. Recorrendo à calculadora, estes números significam que os leões marcam 2,3 tentos a cada jogo. Por isso, a probabilidade de chegar ao centenário diante dos famalicenses é alta.
)
E quem poderá ser o autor do golo? Não só a crença leonina mas também a matemática diz-nos que será Viktor Gyokeres. E não é muito difícil chegar à resposta à questão, uma vez que o sueco, no conjunto de todas as competições de leão ao peito, tem 39 remates certeiros em 40 jogos, o que lhe confere uma média a roçar um golo por encontro — mais concretamente 0,975. Como o jogo é a contar para a Liga ainda é mais exequível que seja mesmo o camisola 9 a balançar as redes adversárias pela centésima ocasião, uma vez que a estrela maior do plantel leonino tem 27 golos em 24 partidas do campeonato nacional, o que dá uma média superior a um golo por partida (1,125).
)
Reveja aqui o 99.º golo leonino
Sempre com recurso aos números, o Sporting deverá terminar a temporada com 124 golos. Porquê? Porque o calendário diz que os verdes e brancos têm mais nove jogos de Liga pela frente e, pelo menos, mais dois da Taça de Portugal, nas meias-finais da prova com o Rio Ave. Por isso, somando aos 43 já disputados mais onze, tal dá 54 e estes a multiplicar pela tal média de 2,3 dão os já referidos 124.
No entanto, esta marca, a confirmar-se, ainda ficará longe da alcançada na época passada, quando o leão em exclusivo de Ruben Amorim chegou aos 141 golos nos 54 desafios de toda a temporada, numa média de 2,6 golos por jogo
RUBEN A EXPLODIR
O Sporting esta temporada já vai no terceiro treinador. E reportando-nos novamente aos golos, verifica-se que na era Ruben Amorim em 2024/2025 marcou impressionantes 56 tentos em 18 encontros, o que dá uma média explosiva de 3,1 remates certeiros a cada encontro. Seguiu-se João Pereira, que esteve apenas oito jogos à frente dos leões, nos quais estes atingiram os 14 golos, numa média de 1,75. Rui Borges tem 17 encontros no banco leonino, com a equipa a apontar 29 golos, numa média de 1,70.
Dois autogolos
O Sporting já beneficiou esta temporada de dois autogolos, em lances azarados de Lucas Áfrico, do Farense, e de Aderllan Santos, na altura no Rio Ave — entretanto mudou-se para o Aves SAD. Ambos os jogos foram a contar para a Liga.