Ruben Amorim também 'congelou' a estreia de Quenda no Sporting

NACIONAL19.11.202419:07

Na época passada o esquerdino também esteve na expectativa para fazer o primeiro jogo na equipa principal e sagrar-se campeão, mas o técnico decidiu que era melhor esperar

Presente em dois estágios da Seleção Nacional - primeiro em setembro, e agora em novembro -, Geovany Quenda acabou por não ser utilizado pelo selecionador, Roberto Martínez, falhando assim o recorde de internacional mais jovem da história da equipa das quinas.

No final da partida, o selecionador explicou que isso se deveu à lesão de Nuno Mendes, e garantiu que a sua prioridade não é fazer com que o jovem de 17 anos bata recordes, mas sim prepará-lo para o futuro, acreditando que pode chegar a fazer 100 ou 150 jogos pelo país.

Esta não é, contudo, uma situação nova para o esquerdino. Nas rondas finais da Liga 2023/24, já com o título garantido, Ruben Amorim chegou a equacionar a estreia de Quenda, mas acabou por tomar uma opção diferente.

O atual treinador do Manchester United decidiu convocar Miguel Menino para a visita ao terreno do Estoril, na penúltima jornada do campeonato, e a sua explicação teve pontos em comum com a de Martínez, ao augurar um futuro brilhante para o jogador.

«Poderá haver uma ou outra situação, de um ou outro miúdo que cresceu aqui, estrear-se. Não será o Quenda, porque acreditamos muito que ele eventualmente será campeão no Sporting. Temos mais atenção aos miúdos que nos ajudaram muito nos treinos e se calhar não tiveram a visibilidade de outros e que, se calhar, também não estarão cá... Quem? O Menino vai ser convocado, Quenda não. Ele terá tempo para isso...», disse Amorim, na altura.

Miguel Menino terminou a sua ligação ao Sporting no verão, e rumou ao Farense, a custo zero.

Quenda acabou por fazer a estreia da equipa principal do Sporting na Supertaça, contra o FC Porto, a 3 de agosto de 2024, o primeiro jogo da temporada oficial, no qual até marcou o terceiro golo dos leões, que perderam o troféu.

Na sua época de estreia como futebolista profissional, para além de ter sido convocado pela primeira vez para a Seleção das Quinas, é atualmente titular na ala direita leonina, contabilizando 1230 minutos em campo ao longo de 18 jogos (participou em todos), tendo marcado dois golos e feito duas assistências.