Ricardo Horta supera Alan e é o segundo jogador com mais jogos da história do SC Braga
Ricardo Horta é o segundo jogador com mais jogos na história do SC Braga. Foto: IMAGO

Ricardo Horta supera Alan e é o segundo jogador com mais jogos da história do SC Braga

NACIONAL04.12.202322:07

Internacional português chegou ao jogo 348 contra o Estoril e superou o registo do atual diretor bracarense; Aos 29 anos, o médio está a 58 jogos de poder fazer história no clube

Com mais uma titularidade (21.ª em 24 jogos) na 12.ª jornada da Liga, frente ao Estoril, Ricardo Horta atingiu as 348 partidas pelos guerreiros e tornou-se no segundo jogador com mais jogos da história do clube. O internacional português, superou Alan, antigo avançado e atual diretor do clube que totalizou 347 partidas pelos bracarenses.

Um registo que ganha maior evidência pelo facto de o atual capitão estar apenas no arranque da oitava temporada no Minho, enquanto Alan se colocou no degrau intermédio do pódio em nove épocas — de 2008/09 a 2016/17. Nesta última até coincidiram no plantel, já que o mais velho dos irmãos Horta veio para o clube por empréstimo do Málaga precisamente no verão de 2016.

Ainda com apenas 29 anos, o internacional português aponta ao topo deste registo emblemático. A primeira posição é ocupada por José Maria Azevedo com 405 jogos, totalizados em 14 temporadas (de 1955/56 a 1968/69), sendo que este antigo lateral-direito fez todo o percurso futebolístico nos arsenalistas. 

Fazendo as contas, faltam 57 jogos a Ricardo Horta para se incluir, ainda mais, na história do SC Braga. Em 22 utilizações esta temporada, Ricardo Horta já atingiu o máximo de assistências para golo da carreira, totalizando onze, sendo que o seu melhor registo eram dez. Um número que repetiu nas duas épocas anteriores. Algo que pode estar relacionado com o papel de segundo avançado que tem assumido mais vezes durante esta época. 

Em termos de golos, até ao momento apontou nove, estando ainda longe dos melhores registos. Em 2019/20 teve a sua melhor época goleadora, com 24 golos, e em 2021/22 chegou aos 23. Mas a atual temporada ainda nem a meio chegou, aliás, pouco mais de um terço tem, ou seja, ainda faltam muitos jogos para Ricardo Horta poder melhorar todos estes registos.