Quem pode ser adversário do Sporting no play-off
Marcus Edwrads e St. Juste. Foto: IMAGO/Gribaudi/ImagePhoto

Liga Europa Quem pode ser adversário do Sporting no play-off

INTERNACIONAL01.12.202309:19

Empate com Atalanta obriga a jogar o ‘play-off’ de apuramento com equipa que cairá da Liga dos Campeões. Man. United, Nápoles ou PSG ainda são adversários possíveis...

O Sporting empatou, ontem, em Bérgamo, casa da Atalanta, e o 1-1 final qualificou os italianos para os oitavos de final da Liga Europa e só deu para os leões garantirem o 2.º lugar do Grupo D e a correspondente qualificação para o play-off de apuramento para a fase seguinte - beneficiando da derrota por 0-1 do Sturm Graz em casa com o Raków. Um cenário que, não sendo o caminho mais direto e seguramente não o desejado pelos sportinguistas, mantém vivo o sonho europeu.

A equipa treinada por Rúben Amorim fica, agora, especialmente atenta ao que se vai passar nos grupos da Liga dos Campeões, porque a passagem aos oitavos da Liga Europa será discutida em confronto dos 2 º. classificados desta competição com os 3.º classificados dos grupos da Champions. E aqui o Sporting ainda pode apanhar pela frente clubes muito fortes.

Na Champions, como na Liga Europa, falta jogar-se a 6.ª e última jornada da fase de grupos e ainda está muito por decidir, sobretudo na cauda das tabelas.

As contas de Benfica e SC Braga para continuarem na Europa

30 novembro 2023, 08:59

As contas de Benfica e SC Braga para continuarem na Europa

A matemática é simples: ganhar por dois golos. Benfica e SC Braga à mesma distância dos objetivos possíveis. Lisboetas só podem pensar na Liga Europa, bracarenses ainda sonham com os oitavos de final da Champions

Até ao momento, o Sporting apenas tem confirmados como possíveis adversários os neerlandeses do Feyenoord e os suíços do Young Boys. Sabendo-se, de acordo com os regulamentos da UEFA, que nesta fase ainda não são permitidos confrontos entre equipas do mesmo país, ao Sporting não podem calhar Benfica, FC Porto ou SC Braga e há ainda várias possibilidades não confirmadas de adversários em cima da mesa - Copenhaga, Galatasaray, Manchester United, Lens, Sevilha, Union Berlim, Nápoles, Salzburgo, PSG, Newcastle, Milan e Shakhtar Donestsk ainda podem cair para a Liga Europa.

Não tendo conseguido o primeiro lugar do Grupo D, o Sporting arrisca mais. E na consciência da equipa deverão pesar as várias oportunidades de golo iminente desperdiçadas no jogo de ontem, frente à Atalanta. Especialmente Pedro Gonçalves, que esteve frente a frente com o guarda-redes três vezes - em duas atirou ao lado e na terceira acertou nos dois postes. Azar para Pote, que não festeja um golo precisamente deste o último jogo europeu, no passado dia 9, na receção do Raków, quando marcou os dois golos da vitória por 2-1.

Ontem, em Itália, foi Edwards o autor do golo do empate (festejara o último a 5 deste mês, frente ao E. Amadora), evitando despiste curiosamente depois de, na véspera, se ter despistado a caminho da concentração do Sporting.