Quem é Ellis Simms, que está a fazer esquecer Gyokeres no Coventry?
Ellis Simms a celebrar o seu segundo golo frente ao Wolverhampton para a Taça de Inglaterra (Imago)

Quem é Ellis Simms, que está a fazer esquecer Gyokeres no Coventry?

INTERNACIONAL20.03.202414:00

Substituto do sueco no clube da segunda divisão inglesa já fez os mesmos 'hat-trick', esta época, e foi decisivo na passagem histórica às meias-finais da Taça de Inglaterra

Após vender Viktor Gyokeres ao Sporting, por cerca de 21 milhões de euros, o Coventry não perdeu tempo e foi buscar Ellis Simms para substituir o sueco na frente de ataque.

O clube do segundo escalão inglês pagou um terço daquilo que recebeu dos leões, cerca de sete milhões de euros, ao Everton, depois de o jogador, de 23 anos, não se ter afirmado na equipa principal dos toffees.

O avançado fez lá a maior parte da sua formação e jogou bastante tempo pelos sub-23, mas antes de chegar ao clube esteve uma temporada nas camadas jovens do Manchester City, em 2015/16, acabando por ser dispensado.

Nesses sete anos em Liverpool, foi emprestado a três clubes, em três épocas diferentes: primeiro ao Blackpool, para a segunda metade de 2020/21 (24 jogos e 10 golos), depois ao Hearts, para a segunda metade de 2021/22 (21 jogos e 7 golos) e, por fim, na primeira metade de 2022/23, ao Sunderland (17 jogos e 7 golos).

No final da última temporada, teve a oportunidade de estar consistentemente a treinar com a equipa principal e fez 12 jogos, embora apenas um a titular, marcando um golo, frente ao Chelsea, num empate a duas bolas.

Curiosamente, João Félix foi quem inaugurou o marcador nesse jogo, mas o inglês, acabado de entrar, salvou um ponto para a equipa de André Gomes, aos 89 minutos.

2023/24 não começou da melhor maneira para o inglês, que teve um período complicado de adaptação ao seu novo clube, tendo marcado só dois golos, ambos ao QPR (vitória por 1-3), nos primeiros 25 jogos ao serviço do Coventry.

No entanto, a partir de janeiro de 2024, as coisas começaram a mudar e os golos começaram a surgir. É caso para dizer… ano novo, vida nova! Nas últimas 18 partidas, Simms fez 12 golos e ainda três assistências, sendo que foi para esta pausa de seleções com o estatuto de titular indiscutível na equipa de Mark Robins.

Seis desses 12 golos foram marcados em apenas dois encontros, três em cada um, portanto, tantos hat-tricks quanto Gyokeres, esta temporada, em Portugal. Ambos aconteceram em goleadas por 5-0, primeiro ao Maidstone (Taça de Inglaterra) e depois ao Rotherham (campeonato).

Coincidentemente, ou não, neste período de grande forma do avançado inglês, decorreram todos os jogos da FA Cup, entre janeiro e março, e resultou no apuramento do Coventry para as meias-finais da competição, pela primeira vez em 37 anos, onde vai defrontar o Manchester United.

Ellis Simms foi fundamental para que o seu clube conseguisse atingir este patamar e isso foi visível no triunfo em casa do Wolverhampton, por 3-2, em que bisou e fez a assistência para o golo decisivo.

O inglês inaugurou o marcador, ao minuto 53, e, após dois golos consecutivos da equipa da Premier League, não baixou os braços e provocou a reviravolta, já nos descontos: empatou, aos 90+7’, e ainda assistiu o seu colega de ataque, Wright, três minutos depois, para o golo da vitória e do apuramento.

Neste momento, faltam quatro golos e duas assistências para igualar os números de Gyokeres, na sua primeira temporada, e parece que está a fazer esquecer os adeptos do enorme vazio deixado pelo sueco.

O Coventry ocupa atualmente a oitava posição do campeonato e está a apenas quatro pontos dos lugares de acesso ao play-off de subida de divisão, mas com menos um jogo que os restantes. O objetivo é claro: regressar à final, onde esteve na última temporada e onde acabou por ser derrotado, nas grandes penalidades, pelo Luton Town.