Portugal-França: 'Navegadoras' tentam o tudo por tudo nos instantes finais (siga aqui em direto)
'Navegadoras' em busca do golo que lhes permita chegar à vantagem e, por consequência, à permanência no Grupo A da Liga das Nações. (Foto: FPF)

Portugal-França: 'Navegadoras' tentam o tudo por tudo nos instantes finais (siga aqui em direto)

NACIONAL05.12.202317:35

Seleção Nacional está obrigada a vencer a congénere gaulesa e esperar que a Noruega perca com a Áustria para evitar a descida à Liga das Nações B

Final da partida! Portugal 0 França 1

A precisar de vencer - e de um triunfo da Áustria sobre a Noruega, o que aconteceu (2-1) -, Portugal dispôs de algumas boas situações para marcar e, assim, garantir a permanência no Grupo A da Liga das Nações. E a verdade é que Portugal marcou mesmo, por intermédio de Telma Encarnação (56'), mas a equipa de arbitragem invalidou o lance por (suposto) fora de jogo de Tatiana Pinto. A médio portuguesa, que havia recebido o passe de Kika Nazareth, fez, depois, a assistência perfeita para Telma Encarnação, mas o entendimento da juíza do encontro foi de que a número 11 estaria em posição irregular. Algo que, em bom rigor, não parece ter acontecido. E como este jogo não teve VAR, a decisão prevaleceu e o jogo prosseguiu. As 'Navegadoras' tentaram, depois disso, várias formas para chegar ao golo, mas não mais conseguiram encontrar o caminho certo para a baliza contrária. Sendo que, já em período de compensação, chegou a estocada final: em transição, Vicki Becho ofereceu o golo a Grace Geyoro, que não perdoou. Estava consumado o desaire nacional e a consequente descida ao Grupo B da Liga das Nações.

90+5: Substituição na França, com a saída Julie Dufour para a entrada de Hillary Diaz.

Golo de França! 0-1

Assistência de Vicki Becho e Grace Geyoro, ao segundo poste, atira para o fundo das redes da baliza de Patrícia Morais.

90+1': Grande oportunidade para a França! Remate de Vicki Becho à barra!

A Áustria aumenta para 2-0 diante da Noruega. Falta um golo a Portugal...

Tempo adicional mínimo: 6 minutos

90': Cartão amarelo a Diana Gomes (Portugal).

89': Cartão amarelo a Vicki Becho (França).

84': Ana Dias tenta a sua sorte de meia distância, mas o remate saiu por cima da barra da baliza defendida por Solène Durand.

Entramos nos 10 minutos finais e continua 'apenas' a faltar o golo a Portugal. É que na outra partida do grupo, a Áustria continua a ganhar à Noruega (1-0), resultado que interessa sobremaneira às 'Navegadoras'...

79': Dupla substituição em Portugal, com as saídas de Dolores Silva e Ana Capeta para as entradas de Fátima Pinto e Andreia Norton.

78': Portugal esteve perto do golo! Ana Capeta, astuta, percebeu onde a bola ia cair na sequência de um ressalto, mas o remate da número 21 saiu fraco e Solène Duranda agarrou sem dificuldade.

70': Tripla substituição em Portugal, com as saídas de Ana Borges, Lúcia Alves e Telma Encarnação para as entradas de Catarina Amado, Joana Marchão e Ana Dias. 

63': Dupla substituição na França, com as saídas de Léa Le Garrec e Viviane Asseyi para as entradas de Melvine Malard e Kenza Dali.

62': Grande oportunidade para a França! Remate de fora da área de Julie Dufour para bela defesa de Patrícia Morais, sendo que, na recarga, Viviane Asseyi atirou ao poste esquerdo da baliza nacional.

56': Ainda se gritou golo em Leiria, mas... foi falso alarme! Tatiana Pinto assistiu Telma Encarnação, a número 23 rematou para o fundo das redes da baliza francesa, mas a jogada já estava invalidada por suposto fora de jogo de Tatiana Pinto na sequência do passe de Kika Nazareth. Ficam muitas (mas mesmo muitas) dúvidas relativamente a esta decisão da equipa de arbitragem. Sendo que, recorde-se, esta partida não tem VAR...

51': Primeiro sinal de perigo dado por Portugal nesta segunda parte! Telma Encarnação, junto ao bico da grande área, do lado direito do ataque nacional, rematou de pé esquerdo, mas a bola saiu algo enrolada e ao lado do poste direito da baliza de Solène Durand.

46': Substituição na França, com a saída de Sakina Karchaoui para a entrada de Selma Bacha.

Início segunda parte!

Portugal deu o pontapé de saída nesta etapa complementar.

Intervalo! Portugal 0 França 0

Tempo de descanso em no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. O nulo aceita-se face às escassas oportunidades criadas por ambas as equipas nos primeiros 45 minutos. As duas balizas só estiveram verdadeiramente em perigo aos 16 e aos 21 minutos, com uma situação clara de golo para cada lado. Primeiro foi Portugal a ficar perto de inaugurar o marcador, mas Ana Capeta, isolada, viu Solène Durand realizar uma excelente intervenção e negar a festa dos muitos adeptos portugueses presentes na cidade do Lis. Respondeu, pouco depois, o conjunto gaulês, mas a tentativa de Vicki Becho acabou por ser intercetada por Lúcia Alves, passando, assim, o perigo para a baliza de Patrícia Morais. Com a Áustria em vantagem diante da Noruega (1-0, também ao intervalo), 'basta' às 'Navegadoras' baterem a França para conseguirem a permanência no Grupo A desta Liga das Nações.

Tempo adicional mínimo: 1 minuto

29': Remate de meia distância de Amel Majri, de pé esquerdo, ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Patrícia Morais.

25': Telma Encarnação voltou a fugir pela meia-direita, imprimiu uma grande velocidade na sua arrancada, sempre com a bola controlada, mas, já dentro da área e quando se preparava para decidir pelo remate ou pela assistência, acabou por ver uma adversária fazer um corte providencial. 

21': Vicki Becho, à entrada da pequena área, descaída para o lado direito, tenta visar a baliza defendida por Patrícia Morais, mas Lúcia Alves consegue uma interceção preciosa e, dessa forma, evitar males maiores para o conjunto nacional.

16': Grande oportunidade para Portugal! Passe a rasgar de Kika Nazareth para Telma Encarnação, a número 23 da Seleção Nacional fugiu em velocidade pelo corredor direito, fez um passe de morte para Ana Capeta que, no coração da área, rematou para uma enorme defesa de Solène Durand, que cedeu canto. Esteve à vista o primeiro golo das 'Navegadoras'...

12': Primeiro remate do jogo! Viviane Asseyi, já dentro da área, tentou a sua sorte de pé esquerdo, mas Patrícia Morais, atenta, defendeu com segurança.

BOAS NOTÍCIAS: No outro jogo do grupo, a Áustria adianta-se no marcador diante da Noruega. Excelentes notícias para Portugal! Neste cenário, as 'Navegadoras' necessitam 'apenas' de vencer a França para garantirem a permanência no Grupo A da Liga das Nações.

Primeiros cinco minutos positivos de Portugal. As comandadas de Francisco Neto têm tido mais posse, jogam preferencialmente no meio-campo adversário, já conquistaram dois pontapés de canto, mas ainda não conseguiram criar nenhuma situação de verdadeiro perigo.

Início da partida!

O pontapé de saída foi dado pela França, que joga de camisola branca e calções azuis. Portugal joga com um seu equipamento tradicional, todo de vermelho.

As três equipas já subiram ao relvado, foram cumpridas as cerimónias protocolares dos hinos nacionais de Portugal e França e está quase tudo pronto para o pontapé de saída.

Está muito frio na cidade de Leiria, mas nem esse facto afastou os espectadores desta partida. As bancadas do Estádio Dr. Magalhães Pessoa estão bastante bem compostas e, dessa forma, prevê-se que não vai faltar apoio à Seleção Nacional...

Francisco Neto promove quatro alterações no onze que havia sido titular diante da Noruega, na passada sexta-feira: saem Inês Pereira, Fátima Pinto, Andreia Norton e Jéssica Silva, entram Patrícia Morais, Dolores Silva, Kika Nazareth e Telma Encarnação.

Jogadoras portuguesas e francesas já realizam os habituais exercícios de aquecimento no tapete verde do anfiteatro leiriense

França (treinador): Hervé Renard

França (suplentes): Pauline Peyraud-Magnin, Marie Petiteau, Wendie Renard, Elisa De Almeida, Hillary Diaz, Grace Geyoro, Eugénie Le Sommer, Thiniba Samoura, Selma Bacha, Melvine Malard, Kenza Dali e Griedge Mbock Bathy

França (titulares): Solène Durand; Ève Perisset, Estelle Cascarino, Maelle Lakrar e Sakina Karchaoui (C); Viviane Asseyi, Léa Le Garrec e Arnel Majri; Vicki Becho, Clara Mateo e Julie Dufour

Portugal (treinador): Francisco Neto

Portugal (suplentes): Inês Pereira, Sierra Cota-Yarde, Catarina Amado, Ana Seiça, Joana Marchão, Ana Rodrigues, Andreia Norton, Joana Martins, Fátima Pinto, Andreia Faria, Ana Dias e Carolina Mendes

Portugal (titulares): Patrícia Morais; Ana Borges, Diana Gomes, Carole Costa e Lúcia Alves; Tatiana Pinto, Dolores Silva (C), Andreia Jacinto e Kika Nazareth; Telma Encarnação e Ana Capeta

Árbitro: Ivana Projkovska (Macedónia); Assistentes: Vjolca Izeiri e Elena Soklevska-Ilievski (Macedónia): 4.º Árbitro: Irena Velevackoska

Já há equipas oficiais!

Portugal está no 4.º lugar do Grupo 2, com três pontos, pelo que está obrigado a vencer a França - as gaulesas estão na liderança do grupo, com 13 pontos, mais seis que a Áustria, pelo que já têm a qualificação garantida - e esperar ainda pela derrota da Noruega (5 pontos) diante da Áustria - o duelo entre norueguesas e austríacas realiza-se à mesma hora.

Portugal defronta esta tarde/noite (18.15 horas) a França, numa partida referente à 6.ª jornada do Grupo 2 da Liga das Nações, que vai realizar-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. A BOLA já está no recinto leiriense e vai contar-lhe tudo sobre este encontro decisivo para as 'Navegadoras'. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!

Boa noite!