Penálti revertido ao FC Porto frente ao Estoril: João Ferreira diz que intervenção do VAR foi «excessiva»
O desespero de Francisco Conceição (Foto: Miguel Nunes)

Penálti revertido ao FC Porto frente ao Estoril: João Ferreira diz que intervenção do VAR foi «excessiva»

NACIONAL15.04.202421:45

Confira as conversas entre árbitro e VAR na reversão do penálti assinalado a Francisco Conceição num lance com Mangala no Estoril-FC Porto

Foi um dos lances que mais geraram polémica na jornada em questão. Na receção do Estoril ao FC Porto, à passagem do minuto 57, os dragões pediram penálti por falta de Mangala sobre Francisco Conceição na área da equipa da casa. O árbitro da partida, António Nobre ainda assinalou grande penalidade, mas o VAR, Tiago Martins, chamou Nobre para reverter a decisão.

Eis a conversa entre árbitro e VAR:

Tiago Martins: - António, daqui VAR. Sugiro que venhas à zona de revisão para avaliares o cancelamento do penálti, está bem? O defesa vai sempre na mesma direção, no mesmo movimento e o atacante é que choca com ele, está bem? O defesa não faz nada para derrubar o atacante.

António Nobre: - Então o gajo não o derruba, Tiago? Olha aqui nas costas.

Tiago Martins: - É um choque. António, a decisão é tua.

António Nobre: - Tens outro ângulo?

Tiago Martins: - Se reparares nas pernas... até é o atacante que choca. O atacante aqui é que bate na perna do defesa.

António Nobre: - Ok, está apoiado. É aqui. Ok, e não há mão?

Tiago Martins: - Está só apoiado, não há nenhum empurrão, não há nenhum agarrão. Vou-te mostrar outra vez para veres que é o atacante que choca com a perna.

António Nobre: - Esta imagem é boa. Não há infração, mas também não há simulação. Vai ser bola ao solo. É isso, não é? Concordas comigo? O defesa 22 não comete qualquer infração.

Depois de ver o lance, João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem, considerou, em análise feita na Sport TV que não seria um «erro claro e óbvio» assinalar grande penalidade no lance. Além disso, afirmou que a intervenção do VAR foi «excessiva»: «Não havia necessidade de acontecer, não foi um erro claro e óbvio e há alguns elementos que suportam a decisão do árbitro em campo».

Veja o lance: