OFICIAL: Tiago Pinto é o novo presidente de operações de futebol do Bournemouth
Tiago Pinto foi confirmado esta sexta-feira como novo presidente de operações de futebol do Bournemouth, da Premier League.
O português assume funções na próxima semana, a trabalhar diretamente com o CEO, Neill Blake, e com o diretor técnico, Simon Francis.
We're delighted to welcome our new president of football operations, Tiago Pinto 🤝
— AFC Bournemouth 🍒 (@afcbournemouth) May 24, 2024
He will start in his role next week and will work with the club’s chief executive Neill Blake and technical director Simon Francis on all football matters.
Welcome, Tiago 🍒 pic.twitter.com/fMheEM6301
«Estamos entusiasmados por juntar o Tiago ao clube. O Neill e o Simon fizeram alguns negócios com ele, nas últimas épocas, e ficaram sempre muito impressionados. O Tiago tem muita experiência em clubes de topo, na sua curta carreira. Contratar alguém com esse currículo reforça a ambição que tem guiado o sucesso na Premier League e no projeto que engloba vários clubes», refere Bill Foley, presidente do clube inglês.
O Bournemouth destaca os anos de trabalho de Tiago Pinto no Benfica, entre 2017 e 2020, com a conquista de um título português, e desde então na Roma, com uma conquista da liga Conferência e uma presença na final da Liga Europa.
«Estou muito feliz por juntar-me ao Bournemouth neste período entusiasmante para o clube. Gostaria de expressar a minha gratidão ao Bill, Neill e ao Simon. A visão que me apresentaram é algo que mal posso esperar por integrar. Estou ansioso por trabalhar no próximo verão a preparar a nova temporada», disse o dirigente português, de 39 anos.
Funções não estão limitadas a Inglaterra
Tiago Pinto terá funções idênticas às de um diretor desportivo, no Bournemouth, clube que terminou a Liga inglesa na 12.ª posição. Mas a designação do cargo, presidente das operações de futebol, remete para as responsabilidades que o português terá nos outros clubes do grupo Black Night Sports, que é também dono do Lorient (França), Hibernian (Escócia) e Auckland (Nova Zelândia).
Tiago Pinto assinou um contrato válido por três épocas. Será o primeiro dirigente português na Premier League.