Gennaro Gattuso estava livre

Oficial: Gattuso é o novo selecionador italiano

A federação transalpina anunciou a contratação de um «símbolo» do futebol do país

A federação italiana de futebol (FIGC) oficializou a contratação de Gennaro Gatuso para comandar a seleção principal. O Presidente da FIGC, Gabriele Gravina, desfez-se em elogios ao antigo médio campeão do mundo em 2006: «É um símbolo do futebol italiano. As suas motivações, profissionalismo e experiência vão ser fundamentais para enfrentar da melhor forma os próximos desafios.»

Após ter ficado de fora da fase final dos últimos dois Campeonatos do Mundo, a seleção transalpina começou a qualificação para a competição disputada no México, Canadá e EUA em 2026 com uma derrota estrondosa diante da Noruega (0-3), que custou o cargo a Luciano Spalletti.

«Consciente da importância do objetivo que queremos alcançar, agradeço-o pela disponibilidade e total dedicação», frisou Gravina, que orquestrou uma revolução na estrutura do futebol italiano. Cesare Prandelli, que conduziu a seleção transalpina à final do Euro 2012, deve assumir o cargo de diretor-geral e ficar responsável por uma reformulação dos valores e estilo de jogo implementados desde os escalões de formação.

Gattuso, que tinha abandonado há poucas semanas o comando técnico dos croatas do Hajduk Split, será oficialmente apresentado na quinta-feira, numa unidade hoteleira em Roma.

A imprensa italiana avança que o antigo médio de Rangers e Milan deve contar com vários campeões mundiais e europeus ao serviço da seleção na equipa técnica, como Gianluca Zambrotta, Andrea Barzagli ou Leonardo Bonucci.

Sugestão de vídeo: