João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica. Foto: Miguel Nunes
João Noronha Lopes, candidato à presidência do Benfica. Foto: Miguel Nunes

Noronha Lopes acusa Direção de brincar com nome do Benfica

Candidato diz que Rui Costa fez a apresentação do projeto Benfica District nas costas dos sócios e de que se trata apenas de «uma ideia sem estudo» e um «ato de puro eleitoralismo»

João Noronha Lopes defende que a apresentação do Benfica District «não deveria ser preparada nas costas dos sócios e em plena campanha eleitoral» e que ficaram «muitas questões por responder». Apesar de entender que «todos os projetos que procurem valorizar o Benfica merecem ser conhecidos e discutidos», voltou a atacar Rui Costa.

Galeria de imagens 15 Fotos

«Foi com estupefação que, passadas apenas 24 horas, ficámos a saber, conforme notícia do Público, pela voz do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, em reunião do executivo municipal, que o Benfica District não se trata de um projeto, mas ‘de uma vaga noção de um conceito do que um dia será um projeto’, tendo a vereadora com o pelouro do Urbanismo confirmado que ‘não entrou nenhum processo para o Benfica District no urbanismo na Câmara Municipal’. Este reconhecimento pela Câmara Municipal de Lisboa é gravíssimo. Revela que Rui Costa, como muitos já suspeitavam, limitou-se a apresentar uma noção, uma ideia sem estudo, planeamento ou compromisso real. Um ato de puro eleitoralismo, que desrespeita os sócios e compromete a credibilidade do clube», partilhou o gestor, em comunicado.

Para Noronha Lopes fica «explicada, uma vez mais, a incapacidade desta Direção para concretizar as ideias que apresenta» e «demonstrada a incompetência com que o clube tem sido gerido». O gestor acrescenta que «não se trata de um caso isolado» e entende que a apresentação foi «feita em cima do joelho», recordando que «há meses o vice-presidente responsável pelo património, Jaime Antunes, já tinha alertado que nunca tinha ouvido falar de um projeto que, segundo Rui Costa, teve início há 18 meses». Noronha Lopes vê nisso «a desorientação e o planeamento que caracterizam a atual liderança».

O candidato considera que «esse padrão» se repete no futebol, modalidades, património e finanças» e acrescenta: «Há cerca de 3 anos, o mesmo presidente também prometeu uma Cidade Benfica, mais um projeto de projeto que não avançou para lá do anúncio em entrevista. Ao longo de quatro anos, tem sido sempre assim: uma sucessão de anúncios, seguidos de silêncio e incapacidade de concretização, aos quais se seguem novos anúncios, sempre feitos com o propósito fundamental de servir o interesse da atual Direção. É por isso que continuamos a falhar.»

«Aquilo a que assistimos nos últimos dias é uma Direção a brincar com o nome do Benfica. O clube e os seus sócios merecem respeito. Merecem, desde logo, que um projeto com esta envergadura seja apresentado de forma séria e rigorosa. Rui Costa e a sua Direção são bons a prometer, mas não sabem fazer. É tempo de dizer basta. De virar a página. De colocar o Benfica acima de tudo», rematou.

Sugestão de vídeo