Ninguém se ficou a rir no dérbi minhoto dos 11 metros (veja o resumo)
José Coelho/Lusa

Ninguém se ficou a rir no dérbi minhoto dos 11 metros (veja o resumo)

NACIONAL11.12.202322:50

Pedro Tiba, de penálti, logo aos 6 minutos, marcou para os gilistas; André Luís, também na conversão de um castigo máximo, empatou para os cónegos já na reta final do dérbi minhoto; forasteiros mais dominadores, mas ainda, assim, o ponto conquistado permite-lhes continuar a somar

Deu empate o dérbi minhoto que encerrou as contas da 13.ª jornada da Liga.

O Gil Vicente entrou de forma afirmativa e, logo aos 6 minutos, colocou-se na frente do marcador: Fabiano escorregou dentro da sua grande área, na queda derrubou Tidjany Touré, e Hélder Malheiro, árbitro da partida (depois de ter sido alertado pelo VAR para ir ver as imagens), apontou para a marca dos 11 metros. Chamado à conversão do castigo máximo, Pedro Tiba não perdoou e abriu o ativo para os gilistas.

A reação do Moreirense foi pouco incisiva. Apesar do maior domínio, os comandados de Rui Borges raramente incomodaram Andrew. Até ao intervalo, refira-se, apenas André Luís (30') e Alanzinho (36) estiveram perto de marcar. 

Na etapa complementar, e como já seria de esperar, intensificou-se o domínio dos cónegos, houve muito mais ações ofensivas dos forasteiros, mas, em bom rigor, estava a faltar a correta definição no último terço. O Gil Vicente, mesmo tendo recuado bastante no terreno, consegui sempre ir controlando as operações. 

André Luís e João Camacho não estavam nada satisfeitos com a desvantagem e iam dando sinais de que, mais minuto menos minuto, o Moreirense poderia chegar ao golo. E depois de algumas 'ameaças', os cónegos marcaram mesmo: aos 82 minutos, e também de penálti (falta de Leonardo Buta sobre Maracás), André Luís não vacilou e restabeleceu a igualdade.

O Gil Vicente sentiu o toque e como que acordou para os instantes finais. Maxime Dominguez (84') rematou a rasar a barra, e Murilo (90+1') obrigou Kewin a uma excelente defesa para canto, na marcação de um livre direto.

Estava tudo contado no dérbi minhoto e foi com um empate que caiu o pano sobre a 13.ª jornada da Liga. Um ponto que permite ao Gil Vicente somar, é verdade, mas também não deixa de ser factual que os comandados de Vítor Campelos prolongam a sua série sem vencerem para a Liga - o último triunfo foi a 2 de outubro, diante do Chaves (2-0). Já o Moreirense mantém a sua caminhada altamente meritória no campeonato, onde está num cómodo 6.º lugar, sendo também importante ressalvar que a formação orientada por Rui Borges chegou ao oitavo jogo consecutivo a pontuar! O último desaire do emblema de Moreira de Cónegos foi a 17 de setembro (quase há três meses...), frente ao Sporting (0-3).

Recorde o filme do jogo:

Final da partida! Gil Vicente 1 Moreirense 1

Tudo empatado no dérbi minhoto que encerrou a 13.ª jornada da Liga. Pedro Tiba, logo aos 6 minutos, de penálti (falta de Fabiano sobre Tidjany Touré), colocou os gilistas na frente, mas André Luís, aos 83 minutos, e também de penálti (falta de Leonardo Buta sobre Maracás), restabeleceu a igualdade. O Gil Vicente continua sem vencer na Liga - o último triunfo já foi há mais de dois meses... -, o Moreirense prolonga o bom momento e chegou ao oitavo encontro consecutivo a pontuar.

90+1': Boa oportunidade de golo para o Gil Vicente! Livre direto batido por Murilo, ligeiramente descaído para o flanco direito, com Kewin a aplicar-se a fundo e a ir junto ao seu poste esquerdo para dar uma palmada na bola e ceder canto.

Tempo adicional mínimo para a segunda parte: 6 minutos

90': Substituição no Gil Vicente, com a saída de Félix Correia para a entrada de Marlon.

88': Cartão amarelo a Wallisson (Moreirense)

84': Grande oportunidade para o Gil Vicente! Maxime Dominguez, já dentro da área, aproveitou uma sobra de bola e rematou de primeira, com a bola a sair muito perto da barra da baliza de Kewin.

Golo do Moreirense! 1-1

André Luís, chamado à marcação do castigo máximo, não tremeu e atirou a contar. O ponta de lança e capitão do Moreirense rematou para o lado direito de Andrew, o guarda-redes gilista escolheu o outro lado e, como tal, está restabelecida a igualdade no Estádio Cidade de Barcelos.

82': Penálti para o Moreirense! O árbitro da partida entendeu que a entrada de Leonardo Buta sobre Maracás foi à margem das leis e, por essa razão, apontou para a marca dos 11 metros.

81': Substituição no Moreirense, com a saída de Madson para a entrada de Jeremy Antonisse.

80': Cartão amarelo a Mory Gbane (Gil Vicente).

77': Substituição no Gil Vicente, com a saída de Martim Neto para a entrada de Mory Gbane.

75': Remate de fora da área de Lawrence Ofori, a bola ainda sofre um desvio nas pernas de Pedro Tiba, mas Andrew, atento, amarra junto ao relvado.

74': Dupla substituição no Moreirense, com as saídas de Gonçalo Franco e Alanzinho para as entradas de Wallisson e Matheus Aiás.

72': João Camacho fletiu da esquerda para o centro, passou por Zé Carlos e, já mais enquadrado com a baliza contrária, tentou a sua sorte, mas o remate acabou por sair ao lado do poste esquerdo.

67': Cartão amarelo a Murilo (Gil Vicente).

66': Cartão amarelo a Gonçalo Franco (Moreirense).

65': Remate de João Camacho para defesa atenta de Andrew.

63': Cruzamento da esquerda de Frimpong, assistência de cabeça de Madson, ao segundo poste, e André Luís não chega por muito pouco para o desvio.

62': Tripla substituição no Gil Vicente, com as saídas de Fujimoto, Tidjany Touré e Ali Alipour para as entradas de Maxime Dominguez, Murilo e Roko Baturina.

60': Dupla substituição no Moreirense, com as saídas de Pedro Amador e Kodisang para as entradas de Frimpong e João Camacho.

53': Pedro Amador, de livre direto, tentou a sua sorte, mas o remate do lateral-esquerdo do Moreirense ganhou muita altura e não ofereceu qualquer tipo de perigo a Andrew.

52': Cartão amarelo a Martim Neto (Gil Vicente).

50': Remate de meia distância de Martim Neto, forte, mas muito ao lado do poste esquerdo da baliza de Kewin.

Início da segunda parte!

Sai, agora, o Moreirense, equipa que vai tentar inverter o rumo dos acontecimentos nesta etapa complementar. Não há alterações em nenhuma das equipas, ou seja, regressam para a segunda parte os mesmos 22 jogadores que haviam terminado a primeira.

Intervalo! Gil Vicente 1 Moreirense 0

Chegaram ao fim os primeiros 45 minutos no Estádio Cidade de Barcelos. O Gil Vicente chegou cedo à vantagem, fruto de um penálti convertido por Pedro Tiba (6'), e esse momento ofereceu maior tranquilidade aos comandados de Vítor Campelos, que estão desejosos de regressar às vitórias para saírem dos lugares perigosos da tabela classificativa. Tem tentado responder o Moreirense, nomeadamente através das ações de André Luís e Alanzinho, mas a verdade é que a formação orientada por Rui Borges só esteve verdadeiramente perto do golo aos 36 minutos, na sequência de um remate colocado do médio-ofensivo brasileiro que tirou tinta ao poste esquerdo da baliza de Andrew. Os visitados parecem ter a situação controlado, mesmo quando os forasteiros têm posse de bola, mas a verdade é que está tudo por decidir no dérbi minhoto que encerra a 13.ª jornada da Liga...

45+2': Canto da direita batido por Fujimoto e Rúben Fernandes, nas alturas, cabeceou ligeiramente por cima da barra da baliza de Kewin.

Tempo adicional mínimo na primeira parte: 4 minutos.

36': Grande oportunidade para o Moreirense! À falta de soluções de penetração no último terço, Alanzinho tentou a sua sorte de meia distância, mas o remate em arco do médio-ofensivo dos cónegos saiu a milímetros do poste esquerdo da baliza de Andrew.

31': Cartão amarelo a Fabiano (Moreirense).

30': Excelente cruzamento da direita de Fabiano, André Luís, à entrada da pequena área, estava prontíssimo para dizer que 'sim' à bola e visar a baliza de Andrew, mas Gabriel Pereira, no sítio certo, fez um corte absolutamente providencial.

Com esta advertência disciplinar, Zé Carlos chegou ao quinto cartão amarelo no campeonato e, por essa razão, na próxima jornada irá cumprir um jogo de castigo. Vítor Campelos sabe, desde já, que não vai poder contar com o contributo do lateral-direito da deslocação ao terreno do Arouca.

24': Cartão amarelo a Zé Carlos (Gil Vicente).

23': Cruzamento da esquerda de Pedro Tiba, cabeceamento atrasado de Félix Correia, ao segundo poste, e remate de pé esquerdo de Fujimoto, em zona central, mas por cima da barra da baliza defendida por Kewin.

21': Cartão amarelo a Leonardo Buta (Gil Vicente).

14': Canto cobrado por Alanzinho do lado direito e cabeceamento de André Luís para defesa segura de Andrew.

Golo do Gil Vicente! 1-0

Pedro Tiba, chamado à conversão do castigo máximo, abre o ativo no Estádio Cidade de Barcelos. Kewin ainda adivinhou o lado do remate do médio gilista, mas a verdade é que o remate foi bastante bem colocado e entrou mesmo na baliza dos cónegos.

Está tomada a decisão: vai haver penálti a favor do Gil Vicente!

3': Está em avaliação um possível penálti a favor do Gil Vicente. O lance teve como intervenientes Fabiano e Tidjany Touré, sendo que, nesta altura, o VAR está a analisar o caso.

Início da partida!

O pontapé de saída foi dado pelo Gil Vicente. As duas equipas jogam com os seus equipamentos tradicionais: o Gil Vicente todo de vermelho, o Moreirense com a camisola branca e verde ao xadrez e calção preto.

As três equipas já estão no relvado do anfiteatro gilista. Seguir-se-á a escolha de campo e bola e, depois, será dado o pontapé de saída neste dérbi minhoto que encerra a 13.ª jornada da Liga.

Não há muito público nas bancadas do Estádio de Barcelos. A noite não está propriamente fria tendo em conta a altura do ano em que estamos, mas nem assim os adeptos gilistas responderam à chamada. Do lado do Moreirense, cerca de uma centena de aficionados dos cónegos marcam presença no recinto do emblema barcelense.

Por outro lado, Rui Borges, treinador do Moreirense, faz apenas uma mudança na equipa que foi titular diante do Benfica: Rúben Ismael dá lugar a Lawrence Ofori.

Vítor Campelos, técnico do Gil Vicente, promove cinco alterações no onze que havia jogado de início frente ao Sporting, na jornada anterior: Né Lopes, Kiko Pereira, Maxime Dominguez, Murilo e Miguel Monteiro ficam de fora das escolhas iniciais, sendo substituídos por Gabriel Pereira, Leonardo Buta, Martim Neto, Tidjany Touré e Ali Alipour.

Moreirense (treinador): Rui Borges

Moreirense (suplentes): Caio Secco, Rúben Ismael, Matheus Aiás, Wallisson, Pedro Aparício, Carlos Ponck, Jeremy Antonisse, João Camacho e Frimpong

Moreirense (titulares): Kewin; Fabiano, Maracás, Marcelo e Pedro Amador; Lawrence Ofori e Gonçalo Franco; Kodisang, Alanzinho e Madson; André Luís (C)

Gil Vicente (treinador): Vítor Campelos

Gil Vicente (suplentes): Brian Araújo, Né Lopes, Kiko Pereira, Maxime Dominguez, Marlon Douglas, Roko Baturina, Mory Gbane, Miguel Monteiro e Murilo

Gil Vicente (titulares): Andrew; Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes (C) e Leonardo Buta; Pedro Tiba e Martim Neto; Tidjany Touré, Fujimoto e Félix Correia; Ali Alipour

Árbitro: Hélder Malheiro (AF Lisboa); Assistentes: Pedro Felisberto e Hugo Coimbra; 4.º Árbitro: Ricardo Moreira; VAR/AVAR: Nuno Almeida e André Campos

Já há equipas oficiais!

Já o Moreirense passa... pelo melhor período da época. Os cónegos vêm de quatro jogos consecutivos a pontuar: vitórias sobre Arouca, Vitória de Guimarães e Estrela da Amadora (todas por 1-0) e empate (0-0) diante do Benfica. Aliás, para encontrarmos a última derrota da formação orientada por Rui Borges é preciso recuarmos quase... três meses. Foi no passado dia 17 de setembro, no terreno do Sporting, que os cónegos 'caíram' pela última vez (0-3). Aliás, essa foi apenas o terceiro desaire sofrido até ao momento no campeonato. Sendo que os outros dois aconteceram diante de outros dois candidatos ao título: FC Porto (1-2) e SC Braga (2-3), nas 1.ª e 3.ª jornadas da Liga, respetivamente.

As duas equipas chegam a este confronto, percebe-se, em momentos completamente distintos. O Gil Vicente - que na jornada anterior foi derrotado pelo Sporting (1-3) - não sabe o que é ganhar para a Liga há mais de dois meses. O último triunfo dos gilistas no campeonato aconteceu a 2 de outubro, diante do Casa Pia (2-0). Daí para cá, a formação de Barcelos três derrotas - Chaves (2-4), Famalicão (1-3) e Sporting (1-3) - e dois empates - SC Braga (3-3) e Rio Ave (1-1). Pelo meio, acrescente-se, há também juntar duas vitórias, mas ambas para a Taça de Portugal: 2-1 ao Belenenses e 1-0 ao Serpa.

Em situação (bem) diferente está o Moreirense. Os cónegos estão comodamente instalados no 6.º posto (21 pontos), posição que, aconteça o que acontecer hoje, será sempre aquela onde vão ficar no final desta ronda. A questão é que, em caso de vitória, os comandados de Rui Borges voltam a aproximar-se do Vitória de Guimarães - que nesta jornada venceu o Sporting (3-2) - ficando novamente a 1 ponto dos conquistadores. É, pois, a continuar a olhar para cima que o Moreirense encara este dérbi minhoto...

O Gil Vicente chega a este encontro numa posição intranquila na tabela classificativa (11 pontos), pelo que é imperial ao conjunto de Vítor Campelos vencer o adversário desta noite para passar a respirar um pouco melhor. Em caso de triunfo, os gilistas terminarão a ronda no 12.º lugar.

Gil Vicente e Moreirense encerram, esta noite (20.15 horas), no Estádio Cidade de Barcelos, a 13.ª jornada da Liga. Tal como sempre acontece, A BOLA vai contar-lhe tudo sobre esta partida. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!

Boa noite!