Gil Vicente-Moreirense: duelo entre equipas em momentos diferentes mas com objetivos semelhantes
O jogo entre o Gil Vicente e o Moreirense fecha a jornada 13 da Liga Portugal e ambas as equipas vêm de jogos com dois dos três primeiros classificados, mas com resultados diferentes, um com uma derrota e outro com um empate com sabor a vitória.
A recente prestação de ambos em termos de resultados reflete também a respetiva posição na tabela classificativa, com o Moreirense a ocupar o sexto lugar, e o Gil Vicente em 14.º, com apenas mais um ponto que o lanterna-vermelha, o Arouca.
As duas equipas estão separadas por 10 pontos e, em caso de vitória ou empate dos gilistas, a equipa de Vítor Campelos subiria na classificação, algo que não aconteceria para a equipa de Rui Borges.
Relativamente ao confronto direto entre as duas equipas, o último desaire cónego com os galos para a Liga foi em setembro de 2012. Na altura, os gilistas, treinados por Paulo Alves, técnico que conquistou na temporada passada a Liga 2 ao serviço da formação de Moreira de Cónegos, triunfou por 4-3. Nestes onze anos, o Moreirense venceu seis dos dez duelos, com os restantes quatro jogos a acabarem empatados.
Gil Vicente
No último jogo, o Gil Vicente perdeu em Alvalade por 3-1 com o Sporting, apesar de até ter começado a ganhar com golo do seu capitão, Rúben Fernandes. Os gilistas não vencem há cinco jogos, mas em casa a situação é diferente: três vitórias (Portimonense, Estoril e Casa Pia), dois empates (SC Braga e Rio Ave) e apenas uma derrota com o Benfica por 3-2. Em seis jogos no Estádio Cidade de Barcelos, a equipa marcou 18 golos, algo que a equipa de Vítor Campelos vai ter de ter em atenção.
Equipa provável (4x3x3): Andrew; Kiko; Rúben Fernandes e Gabriel Pereira; Zé Carlos; Pedro Tiba e Maxime Dominguez; Martim Neto; Murilo; Fujimoto; Baturina
Lesionados: Stanislav Kritsyuk e Depú
Castigados: -
«Prevejo uma partida de grande qualidade, principalmente porque o Moreirense está a fazer um bom campeonato.»
Vítor Campelos passou brevemente pelo cargo de treinador do Moreirense na temporada 2019/20, onde participou em 17 jogos e acumulou cinco vitórias. O técnico português saíu do clube a meio da época e rumou à Arábia Saudita, antes de regressar (alguns meses depois) à liga portuguesa, por mão do Chaves.
Moreirense
O Moreirense conseguiu um valioso ponto no último jogo em casa frente ao Benfica. Os cónegos conseguiram aguentar a ofensiva dos encarnados e empataram a zero, dando seguimento aos bons resultados nesta temporada. A equipa de Rui Borges não perde há sete jogos e a última derrota foi precisamente com o Sporting, tal como o Gil. Para além dos leões, as outras duas derrotas para o campeonato foram apenas com SC Braga e o FC Porto, de resto pontuaram sempre.
Equipa provável (4x3x3): Kewin; Pedro Amador; Marcelo e Maracás; Fabiano; Gonçalo Franco e Rúben Ramos; Alan; Madson; Kodisang; André Luís
Lesionados: Alhassane Sylla e Hernâni Infande
Castigados: -
«O Gil Vicente é uma equipa que tem sido mais forte em casa e que faz muitos golos»
Rui Borges substituiu Paulo Alves, que foi o homem responsável pelo título de campeão da Liga 2 e a subida de divisão na época passada, e está a fazer um bom trabalho até agora. Prova disso foi a recente renovação de contrato, que demonstra a confiança que a direção do Moreirense tem nele e que liga o português ao clube até 2026.