«Não estou surpreendido com os resultados das equipas pequenas»
IMAGO / Shengolpixs

«Não estou surpreendido com os resultados das equipas pequenas»

INTERNACIONAL17.01.202417:57

José Peseiro, selecionador da Nigéria, considera que o futebol atual está mais equilibrado

A presente edição do Campeonato Africano das Nações tem brindado os adeptos com algumas surpresas. Várias potências do futebol africano têm sido surpreendidas por seleções de menor expressão. A título de exemplo, o Egito empatou com Moçambique (2-2), a Argélia empatou com Angola (1-1) e a Tunísia caiu frente à Namíbia (0-1).

Uma das grandes seleções que acabaram por ser surpreendidas foi a Nigéria, de José Peseiro, que empatou com a Guiné Equatorial (1-1). Em preparação para o embate entre Nigéria e Costa do Marfim, a anfitriã da presente edição do CAN, o treinador português não se mostrou admirado com esses resultados.

«Não estou surpreendido. O futebol agora está mais equilibrado», afirmou José Peseiro. «Agora há bons jogadores em outras equipas. A qualidade dos jogadores, dos treinos e dos treinadores é melhor. Há mais condições para os jogadores crescerem. Mais jogadores estão a jogar fora desses [pequenos] países», acrescentou o treinador português.

José Peseiro ainda realçou que o futebol é um desporto que, por vezes, pode trazer surpresas: «podes criar 12 oportunidades e não marcar, a outra equipa vai lá uma vez, marca e ganha. Qualquer equipa pode ganhar se defender bem e depois marcar um golo».

«A pressão está mais do lado das grandes equipas e não das pequenas. Se eles empatarem é bom, se ganharem é muito bom, e se perderem é normal», concluiu o selecionador das 'super águias'.