Morato e João Mário na luta
João Mário e Morato, respetivamente médio e central do Benfica (Foto: Eduardo Oliveira)

BENFICA Morato e João Mário na luta

NACIONAL09.04.202413:21

Central passou de titular a suplente não utilizado mas castigo de Aursnes dá-lhe maior possibilidade de voltar a jogar; médio somou apenas nove minutos nos dois últimos jogos e pode beneficiar do desgaste da equipa nos dérbis

A escolha dos onzes titulares e as substituições feitas por Roger Schmidt esta temporada têm sido difíceis de perceber por quem não está perto do balneário dos encarnados e, mais recentemente, há dois casos que parecem contrariar de forma radical as opções que o treinador alemão tomava desde o arranque da época, os de Morato e de João Mário — central e médio-centro passaram de quase sempre titulares a suplentes e no caso de Morato até a suplente não utilizado.

Na época, Morato, central brasileiro de 22 anos, soma 32 jogos, 26 como titular e seis como suplente utilizado. Terceiro central da hierarquia atrás de António Silva e de Otamendi, vinha sendo utilizado a lateral-esquerdo por força da inadaptação de Jurásek (checo entretanto emprestado ao Hoffenheim), da lesão de Bernat e da ainda fraca performance do jovem Carreras, contratado em janeiro. O brasileiro foi titular pela última vez, e como lateral-esquerdo, frente ao FC Porto no jogo da Liga (0-5), mas saiu ao intervalo; depois não foi utilizado no jogo em casa com os escoceses do Rangers, na Liga Europa, entrou 10 minutos frente ao Estoril na Liga e foi suplente não utilizado nos cinco jogos seguintes — Rangers, Casa Pia, Chaves e os dois com o Sporting.

Bah regressou de lesão e reassumiu o lugar de lateral-direito, o que fez passar Aursnes para lateral-esquerdo, mas, neste período em que Morato não saiu do banco, já houve necessidade de mudar a dupla de centrais (nomeadamente por castigo de Otamendi) e quem avançou não foi Morato mas sim Tomás Araújo.

O próximo jogo da Liga, em casa com o Moreirense, vai esclarecer melhor o momento de MoratoAursnes foi expulso frente ao Sporting, falhará a 29.ª jornada e veremos quem Schmidt vai escolher para lateral-esquerdo titular.

João Mário soma 43 jogos esta época, 39 na condição de titular e quatro como suplente utilizado; marcou nove golos e fez três assistências.

João Mário foi titular na Escócia, com o Rangers, mas depois jogou apenas oito minutos com o Chaves e um minuto com o Sporting para a Taça de Portugal, no Estádio da Luz, e falhou o último jogo com os leões em Alvalade.

Tendo em conta que a equipa vem de dois dérbis intensos, é provável que o médio possa regressar à equipa titular na quinta-feira, na receção ao Marselha na Liga Europa. Porém, também é um facto que João Mário, subcapitão da equipa, perdeu algum espaço nas últimas semanas.