Ministério Público investiga Rubiales por alegado abuso sexual

Espanha Ministério Público investiga Rubiales por alegado abuso sexual

INTERNACIONAL28.08.202317:32

Suspenso 90 dias do cargo pela FIFA, Luis Rubiales, de 46 anos, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), viu, também, esta segunda-feira o Ministério Público (Procuradoria-Geral) do país vizinho avançar com uma investigação por «abuso sexual», na sequência do beijo na boca à futebolista Jenni Hermoso, de 33 anos, na celebração após a conquista do título mundial feminino pela ‘La Roja’, na prova que terminou a 20 de agosto na Austrália e Nova Zelândia, com a vitória de Espanha sobre a Inglaterra na final (1-0).

A informação foi adiantada esta segunda-feira, pelo El País, e de acordo com a BBC Jenni Hermoso já foi ouvida pelos investigadores e das suas declarações ressaltaram «inequívocas situações a clarificar». Nomeadamente, o consentimento mútuo do beijo, que Rubiales sempre tem alegado, mas a jogadora desmente em absoluto. «Terá de ser apurara a sua significância legal», foi o entendimento dos juízes.

«Em face das declarações de Jenni Hermoso, o ato sexual a que foi submetida por Rubiales não foi consensual», lê-se na nota emitida pelos procuradores, com ‘experts’ a lembrarem que a jogadora deverá apresentar queixa formal na justiça para a investigação e acusação poder ganhar outros contornos e cariz.

Ainda esta segunda-feira, além de nova assembleia geral de emergência da RFEF, também o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) de Espanha deverá discutir a suspensão de Rubiales, noutra reunião agendada, a pedido do Conselho Superior do Desporto de Espanha, e do Governo em funções.

Tags: