Mercado: Zanocelo praticamente fechado pelo Estoril para seguir ‘fórmula Koindredi’
Vinícius Zanocelo (à esquerda), disputa a posse de bola com Andreas Pereira (à direita) em jogo do Santos pelo campeonato brasileiro de futebol. Foto: Action Plus/Imago.

Mercado: Zanocelo praticamente fechado pelo Estoril para seguir ‘fórmula Koindredi’

NACIONAL25.01.202413:25

Acordo entre canarinhos e Santos para empréstimo até final da época estará praticamente selado; jogador viajará para Portugal no fim de semana e só será apresentado após a final da Taça da Liga

Uma sucessão praticamente direta, é o que o Estoril está a preparar no seu meio-campo: face à qualificação para a final da Taça da Liga, Koba Koindredi irá permanecer no Estoril por mais uns dias, mais concretamente até sábado. A partir daí, o francês deverá ser anunciado como próximo reforço do Sporting. Ciente dessa realidade, o emblema da Linha de Cascais não perdeu tempo.

O alvo foi identificado – Vinícius Zanocelo - e logo o Estoril realizou diligências de forma a garantir o seu concurso, tendo sido bem-sucedido nessa abordagem. A BOLA apurou que o acordo está muito próximo e o jogador já terá recebido, inclusivamente, autorização para viajar para assinar contrato. Face ao foco absoluto dos canarinhos na disputa da final da Taça da Liga, o médio apenas viajará para Lisboa durante o fim de semana para selar o acordo e apenas após o embate com o Sporting de Braga selar um acordo de empréstimo válido até final da temporada.

O Estoril assume integralmente os salários do jogador e a única dúvida prender-se-á com a opção de compra, que tanto o clube português como o emblema ao qual o jogador está ligado, o Santos, pretende ser ressarcido na totalidade do valor que o emblema paulista investiu na sua contratação junto do Fortaleza, (dois milhões de euros) e até perspetivar um possível lucro, apontando para uma verba superior que o emblema da Linha de Cascais considere também comportável.

Será essa uma das arestas a limar e poderá até não existir qualquer opção de compra no acordo, o que, de toda a forma, não colocará em causa o negócio, visto como uma solução vantajosa para Zanocelo, que assim poderá ter pela frente a primeira experiência fora do seu país, e para o Santos, emblema ao qual o médio se encontra ligado, mas no qual não tinha garantido o seu espaço – segundo se informa no Brasil, o jogador de 22 anos é do agrado do técnico, Fábio Carille, mas cujo relacionamento administração do Peixe não é o mais próximo. 

Recorde-se que, há cerca de um ano, Vinícius Zanocelo terá pedido para não disputar um encontro pela Taça do Brasil pois procurava outra solução para a sua carreira, tendo o centrocampista e o Santos optado pela cedência temporária ao Fortaleza até dezembro último. Terminado o empréstimo e com o Santos remetido à Série B brasileira, as duas partes procuram novamente a saída e o Estoril coloca esse cenário, com uma perspetiva de valorização para Zanocelo…com o caso do…antecessor como claro exemplo.

Zanocelo poderá, em caso de sucesso, seguir a fórmula Koindredi – chegar através de uma cedência temporária com uma cláusula de compra acessível aos cofres do Estoril (ainda por fixar), que permita ao clube português acionar a sua aquisição, rendendo um encaixe ao clube vendedor e, nesse seguimento, um possível lucro ao próprio Estoril com uma venda posterior, como irá suceder com Koba Koindredi. Um plano que começará a ser aplicado a partir deste fim-de-semana, quando após a final da Taça da Liga for oficialmente anunciado.