Mercado oficial: antigo jogador do FC Porto 'aconselhou' compatriota a rumar a Portugal
Foi com o aval de Otávio - antigo jogador do FC Porto (que também tinha representado o Famalicão) que acabou de rumar aos franceses do Paris FC - que Renan Santana teve ainda mais certeza na mudança para Portugal: o jovem defesa-central brasileiro, de apenas 20 anos, é reforço dos minhotos.
O emblema famalicense oficializou, na tarde desta quarta-feira, a contratação de Renan Santana, que se vinculou aos azuis e brancos do Minho por quatro temporadas, ou seja, até 2029.
Formado no Santos, no Ibrachina FC e no Atlético Mineiro, o esquerdino contabilizou mesmo três jogos na elite do conjunto de Belo Horizonte, mas o seu futuro será em território nacional e ao serviço do Famalicão. Dada a sua juventude, e tendo também em conta a política levada a cabo pelo clube, é provável que Renan Santana possa vir a ser utilizado na equipa principal e também nos sub-23, algo que, de resto, acontece com outros jogadores dos minhotos.
À chegada a Vila Nova, Renan Santana admitiu ter-se aconselhado com Otávio, compatriota que brilhou em Famalicão e que dali deu o salto para o FC Porto. Depois dessa conversa com o também central esquerdino, o jovem admitiu saber que vem para «um campeonato bem disputado» e que vai ajudar na sua «evolução em termos de carreira tendo em conta apresentar especificidades diferentes do futebol brasileiro».
«Estou bastante motivado para iniciar este novo desafio na minha carreira. Sei que irei representar um clube formador, que gosta de apresentar um futebol de qualidade e que potencia as qualidades dos jogadores», salientou, em declarações reproduzidas pelos meios de comunicação oficiais dos azuis e brancos do Minho.
Definindo-se como «um jogador que gosta de se impor em termos físicos e com boa capacidade na saída de bola», Renan Santana, que foi capitão de equipa em vários anos de formação acrescentou ainda que «o esforço, dedicação e a capacidade comunicativa são aspetos igualmente relevantes».