Kenneth Taylor soma cinco internacionalizações pelos Países Baixos (Imago)

Mercado FC Porto: proposta por Taylor não satisfaz Ajax

Dragões fizeram uma primeira oferta no valor de 15 milhões de euros, mais dois milhões em bónus. Neerlandeses pedem... o dobro

O FC Porto deu o primeiro passo para tentar garantir a contratação de Kenneth Taylor, médio do Ajax, com uma proposta que ronda os 15 milhões de euros, segundo informações avançadas pela imprensa neerlandesa.

Apesar do interesse firme dos dragões, o histórico neerlandês exige 30 a 35 milhões de euros para libertar o jogador, o que representa o dobro do valor oferecido nesta abordagem inicial. Além disso, em Amesterdão ainda não esqueceram o episódio em que o FC Porto e Farioli, ao aguardarem pela assinatura do contrato apenas após o dia 1 de julho, contornaram uma cláusula previamente estabelecida pelo Ajax. Essa manobra acabou por poupar aos dragões cerca de 5 milhões de euros, o que terá deixado o clube neerlandês incomodado. Ainda assim, o nome de Taylor - que tem contrato até 2027 - permanece como prioridade absoluta para Farioli, que vê no médio um reforço estratégico para o novo ciclo no emblema portista.

Taylor, de 23 anos, é um internacional neerlandês por cinco ocasiões e destacou-se na última temporada no colosso de Amesterdão, precisamente, sob as ordens de Farioli, que agora pretende voltar a contar com o médio no Dragão. No modelo habitual do técnico italiano, o jovem holandês atuava como box-to-box pela direita, num sistema em 4x3x3, onde se revelou uma das peças mais influentes da equipa neerlandesa.

A época de 2024/25 foi particularmente produtiva para Taylor, que somou 15 golos e nove assistências em 52 jogos, conquistando o carinho dos adeptos do Ajax e o estatuto de peça nuclear no plantel. Formado nas camadas jovens do clube, o médio totaliza 165 partidas com a camisola do Ajax ao longo das últimas cinco temporadas.

Sugestão de vídeo