Mercado, evolução e adaptações: tudo o que disse Sérgio Conceição
Sérgio Conceição quer que a equipa dê continuidade às boas exibições (GrafisLab)

Mercado, evolução e adaptações: tudo o que disse Sérgio Conceição

NACIONAL28.01.202421:08

FC Porto foi a Faro conquistar três pontos na 19.ª jornada

- Esta foi uma vitória bem conseguida, nota-se a evolução exibicional da sua equipa? 

- Não jogamos sozinhos e os adversários têm qualidade. O Farense tem vindo a fazer um campeonato bastante interessante, é equipa difícil, com jogo pragmático, mas simples, muito direto e físico, tem evoluído de forma positiva, mas, de certa forma, conseguimos fazer um bom jogo, fomos inteligentes. Tínhamos de ser consistentes, a nossa dinâmica em posse e qualidade que ocupávamos o espaço no nosso momento ofensivo ditava o equilíbrio quando perdíamos a bola. O Farense criou, mas o jogo não tem história, fizemos um jogo sólido, de qualidade, pausámos quando tivemos de pausar e acelerámos quando era preciso, o resultado é completamente justo, apesar de poder ser mais volumoso face às oportunidades, mas também não seria justo para o Farense. 

- Qual a importância desta vitória face ao que tem sido o rendimento da equipa? 

- Ultimamente as pessoas têm dado nota positiva às nossas exibições, estamos no caminho certo. Sentado no estúdio a comentar e depois do jogo sou o melhor treinador do mundo. Quem viu em casa ficou agradado com a exibição do FC Porto, não só ganhámos como nos exibimos a bom nível. A nossa motivação é diária, trabalhar amanhã com afinco e determinação para que no próximo jogo sejamos tão competentes como fomos hoje. 

- Este é o melhor FC Porto da temporada? 

- Os jogadores têm evoluído de forma muito positiva. Temos o exemplo do Varela, onde a rapidez que tem de atacar a bola tem de ter medida em determinados momentos, vem da América do Sul, tem 22 anos, acabou por cometer um penálti… Iniciámos o campeonato com algumas saídas, somos mais vendedores do que compradores, e isso valeu-nos alguns pontos. Hoje demos continuidade ao que fizemos nos últimos jogos, sofremos em alguns momentos, mas o adversário tem a sua valia. A solidez esteve sempre presente e isso deixa-me feliz. 

- Olhando para a defesa sente necessidade de algum reforço?

- Os jogadores têm sempre necessidade de ajustar uma coisa ou outra, temos o Fábio, Pepe, Zé Pedro e estamos à espera do Marcano, são esses os nossos centrais, o resto… fica o resto. 

- O papel de Evanilson neste último mês tem sido evidente.

- O Evanilson de uma forma normal é destacado porque fez um bom jogo, assim como toda a equipa, conclui jogadas coletivas onde está toda a equipa inserida, está a compensar o que foi a ausência por lesão. Agora está a fazer um bom trabalho diariamente, é um miúdo fantástico, está bem fisicamente, para se jogar ao mais alto nível tem de se estar bem. Este é o melhor  momento dele e está a render golos.

- Nico González é a sua opção para o meio-campo? 

- O Nico é um dos jogadores que tem de evoluir, não há magia nem estalar de dedos para um jogador entender as nossas ideias, conhecer bem o nosso campeonato… Quando chegou foi titular, depois passou por período de congelamento para sofrer um pouquinho e perceber o que tem de fazer para jogar numa equipa como a do FC Porto.