Marcano abandona os relvados, mas não o futebol - Foto: IMAGO

Marcano deve anunciar fim de ciclo no FC Porto

Aos 38 anos, espanhol, que tinha um convite da SAD para renovar contrato, deverá pendurar as chuteiras. Entra para história como o defesa mais goleador dos azuis e brancos, com 31 golos

O FC Porto deverá confirmar, esta quarta-feira, o adeus de Iván Marcano. O defesa central, de 38 anos, que se destacou como o defesa mais goleador da história dos dragões, com 31 golos, decidiu manter a sua intenção de encerrar o seu ciclo no clube e, ao que tudo indica, a carreira como futebolista, não obstante ter convite para renovar.

A 19 de abril, A BOLA noticiou que o espanhol planeava iniciar a sua formação para se tornar treinador, mas a SAD ainda tinha esperanças de o manter no grupo. Após grave lesão (sofreu rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito em 15 de setembro de 2023, durante um jogo contra o Estrela da Amadora) que o afastou dos relvados por um ano e meio, e o atirou para um complexo processo de recuperação, o veterano havia manifestado à SAD a intenção de se retirar da competição.

Contudo, o seu desempenho desde o regresso ao ativo – com 14 jogos como titular e um golo marcado – levou a administração a considerar seriamente a possibilidade de prolongar a sua permanência no clube por, pelo menos, mais uma temporada. Após refletir e falar com a família, Marcano, que era um dos capitães, manteve a ideia de aposentar-se, afastando a hipótese de renovar contrato.

O central teve duas passagens pelo FC Porto, a primeira em 2014, quando foi contratado ao Rubin Kazan por €2,65 milhões. Quatro épocas depois saiu como agente livre para a Roma, mas regressou em 2019 por €3 milhões, assinando até 2023. Em junho do último ano de contrato, renovou por mais duas temporadas. No total, participou em 267 jogos pelos portistas, com 31 golos marcados. Ganhou três Ligas, três Taças de Portugal, uma Supertaça e uma Taça da Liga.

Otávio é o único central esquerdino

O jogo de despedida de Marcano aconteceu no Estádio Metlife, em Nova Jérsia, nos Estados Unidos, no empate a quatro bolas com os egípcios do Al Ahly, desafio que assinalou a eliminação dos dragões na fase de grupos do Mundial de Clubes. Com esta saída, o FC Porto fica apenas com um central esquerdino no plantel, Otávio, cujo rendimento e casos disciplinares o colocaram na lista de jogadores transferíveis.Farioli terá sempre a última palavra relativamente ao futuro do brasileiro.

Sugestão de vídeo

0 seconds of 7 minutes, 59 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
07:59
07:59