Veterano central espanhol, de 37 anos, termina contrato com os azuis e brancos em breve (Foto: Catarina Morais/Kapta+)
Veterano central espanhol, de 37 anos, termina contrato com os azuis e brancos em breve (Foto: Catarina Morais/Kapta+)

FC Porto prepara oferta de renovação a Marcano

Azuis e brancos querem contar com o veterano central por mais uma temporada. Aporta segurança à defesa e tem protagonizado exibições regulares. Decisão nas mãos do jogador, que pondera pendurar as chuteiras

NOVA JÉRSIA - Apesar dos 37 anos - completa 38 no próximo dia 23 de junho -, Iván Marcano tem sido um dos destaques da defesa dos dragões, demonstrado solidez no lado esquerdo da linha de três implementada por Martín Anselmi.

Nesse sentido, até porque o vínculo do veterano central espanhol está a chegar ao fim, a SAD dos azuis e brancos vai colocar em cima da mesa uma proposta de mais um ano de contrato, com a ideia de manter o defesa nos seus quadros na temporada que se avizinha, 2025/26.

A gravíssima lesão (rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito) que sofreu no dia 15 de setembro de 2023, num encontro diante do Estrela da Amadora, problema que o afastou dos relvados por mais de 15 meses, não tem afetado o rendimento de Marcano, bem pelo contrário. O esquerdino recuperou a 100% e continua a ser um esteio na defesa portista.

Perante este cenário, sabendo que a vontade dos responsáveis dos dragões é manter o atleta ligado ao clube por mais uma época, o espanhol tem a decisão nas mãos.

Nesta altura, ainda nada está definido relativamente ao futuro do central que já leva 265 partidas de dragão ao peito, sendo que só será anunciada uma decisão após o término da campanha azul e branca no Mundial de Clubes.

Caso se concretize a renovação do vínculo, Marcano terá de baixar consideravelmente o salário que aufere, ele que é um dos atletas mais bem pagos do plantel.

O espanhol ainda pensa nos próximos passos e colocar um ponto final na carreira de futebolista é um cenário que ainda não foi descartado. Como A BOLA noticiara em maio, após o jogo de despedida dos azuis e brancos no campeonato transato, frente ao Nacional (3-0), no Dragão, Marcano já vislumbra o seu futuro como treinador.

Ainda não são conhecidos, em detalhe, os passos com que pretende iniciar essa carreira, se como orientador de jovens talentos ou num nível intermédio, com seniores, mas o clube onde se formou e se tornou profissional, o Racing Santander, procura convencê-lo a voltar há muitos anos. Até agora, sem sucesso.

O defesa representou o FC Porto em dois ciclos distintos: em agosto de 2014, assinou por quatro temporadas, proveniente do Rubin Kazan, da Rússia. Em 2018/19, saiu como agente livre com destino à Roma, mas a passagem pela capital italiana foi breve, regressando ao FC Porto na época seguinte, para assinar até 2023 e, mais tarde, renovar a ligação aos azuis brancos até junho deste ano, prolongada até ao fim da prova que decorre nos Estados Unidos.

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Sugestão de vídeo