Manchester United a lutar pela Europa, Tottenham a querer o topo
Na passada temporada, o Manchester United venceu o Tottenham em Old Trafford por 2-0. (IMAGO)

Antevisão Manchester United a lutar pela Europa, Tottenham a querer o topo

INTERNACIONAL14.01.202408:45

Ambas as equipas começam a segunda volta com diferentes ambições, mas com várias baixas

Manchester United e Tottenham defrontam-se este domingo, a contar para a Premier League.

Mantêm-se os tempos difíceis em Old Trafford. Apesar do investimento da INEOS, a influência de Sir Jim Ratcliffe só será sentida a partir do próximo mercado de transferências. As lesões continuam a assolar o lado vermelho de Manchester, mas ao menos, nesse sentido, Erik ten Hag parece ter algumas razões de contentamento.

Casemiro, Lisandro Martínez e Luke Shaw estão, finalmente, de regresso à convocatória. Três elementos mais defensivos do plantel que podem permitir a jogadores como Bruno Fernandes ou McTominay terem mais aproximação à área adversária. Continuam os problemas no que toca a golos, mas Marcus Rashford está na melhor fase da época e poderá ser essencial para explorar a debilitada defesa do Tottenham. Ainda que não devam ser titulares, podem somar minutos e, quiçá, ser essenciais em momentos mais adiantados do jogo.

Para Ange Postecoglou, o reatar do campeonato inglês não vem em boa altura. Son está na Taça da Ásia, Bissouma e Pape Matar Sarr estão no CAN, Kulusevski está suspenso e Maddison, Ben Davies, Lo Celso, van de Ven são alguns dos atletas do plantel dos spurs lesionados. Ainda que jogadores como Richarlison, Kulusevski ou Pedro Porro estejam num bom momento de forma, as baixas agravam-se, numa altura em que os lugares de Liga dos Campeões começam a ficar cada vez mais longe.

Apesar de tudo isso, e comparando o futebol jogado pelos dois conjuntos, o Tottenham parte com vantagem para o encontro no norte de Inglaterra. A equipa pratica melhor futebol, é mais compacta a defender e tem estratégias mais aprimoradas do que o Manchester United que, em quase todas as partidas, mostra momentos grandes de desorganização.

Manchester United

Sistema Provável: 4x2x3x1

Onze provável: Onana; Wan Bissaka, Jonny Evans, Varane, Diogo Dalot; McTominay, Mainoo; Garnacho, Bruno Fernandes, Rashford; Hojlund.

Ausentes: Mason Mount, Malacia, Lindelof - lesionados; Amrabat - CAN.

A antevisão de Erik ten Hag: 

Erik ten Hag, treinador do Manchester United (Richard Sellers/IMAGO)

O foco do técnico dos red devils focou-se no regresso dos jogadores lesionados. «Nos últimos dias, Licha Martinez treinou, Casemiro treinou, Luke Shaw treinou. Temos jogadores de volta. Vão estar na convocatória de domingo. Eriksen esteve doente durante a semana, mas vai voltar. Antony vai voltar. Amad Diallo vai voltar. Temos, agora, mais opções para o onze inicial e para termos um banco mais forte.»

A figura: 

O capitão do Manchester United é, até à data, o jogador com mais chances criadas em todo o campeonato inglês. A distância que tem à área adversária - desce muitas vezes para iniciar a fase de construção - pode acabar por prejudicar o Manchester United. Ainda assim, a sua presença é preponderante. É o motor do miolo e, a qualquer momento, consegue transportar, assistir ou fazer golo. Sem ele, os red devils são uma equipa pior.

Bruno Fernandes, capitão do Manchester United (IMAGO)

Tottenham

Sistema provável: 4x2x3x1

Onze provável: Vicario; Porro, Emerson, Dragusin, Udogie; Hojbjerg, Skipp; Brendan Johnson, Kulusevski, Werner; Richarlison.

Ausentes: Maddison, Lo Celso, ven de Ven, Perisic, Ben Davies, Romero, Scarlett, Veliz - lesionados; Bissouma, Matar Sarr - CAN; Heung-min Son - Taça da Ásia.

A antevisão de Ange Postecoglou: 

Ange Postecoglou chegou ao Tottenham no último verão (IMAGO)

Tal como com o treinador do Manchester United, o foco esteve nos ausentes. «No último jogo, Ben Davies sofreu uma lesão no tendão da coxa e provavelmente parará cerca de um mês. Lo Celso também está fora, embora seja um pouco mais difícil de diagnosticar o que tem. Vai fazer mais testes para vermos exatamente qual é o problema e vamos sentir a sua falta este fim de semana. Dane Scarlett também se magoou durante o treino e ficará de fora. O único que fez parte do grupo principal foi o Romero. Começou agora a treinar, então não deve jogar já no domingo, ainda é um pouco cedo.» Também houve espaço para falar do novo reforço do eixo da defesa. «Dragusin estava no nosso radar. A partir daí o objetivo foi obter o máximo de informações possível sobre ele como jogador e como pessoa. Examinámo-lo novamente e, quando chegámos aos detalhes, concluí que ele era a melhor opção para nós, e decidimos avançar, ainda antes da abertura da janela.»

A figura: 

No momento de tantas ausências para o Tottenham, tem sido o lateral espanhol um dos grandes motores da equipa londrina. Tem mantido solidez na defesa (ainda que os spurs tenham tido jogos pouco conseguidos neste capítulo) e, no ataque, a sua contribuição revela-se essencial. Leva seis assistências no campeonato, mais que qualquer um dos seus colegas e que todos os defesas da competição, excepto Trippier, cinco delas nos últimos nove jogos na competição. No último jogo, para a Taça de Inglaterra, fez um grande golo para apurar a sua equipa já para lá dos 80' e o seu impacto continua a aumentar nos spurs.

Pedro Porro (IMAGO)

O jogo disputa-se em Old Trafford pelas 16:30 horas, hora de Portugal Continental.