Liverpool-Fulham: aproxima-se o acesso à primeira final do ano
Marco Silva e João Palhinha. Foto IMAGO/Action Plus

ANTEVISÃO Liverpool-Fulham: aproxima-se o acesso à primeira final do ano

INTERNACIONAL10.01.202409:19

Joga-se em Anfield a primeira mão da meia-final da Taça da Liga Inglesa

Começa em Anfield o último passo da caminhada de Liverpool e Fulham até Wembley, na disputa pela Taça da Liga Inglesa.

Do lado da equipa de Diogo Jota, a época corre de forma (quase) perfeita: primeiro lugar do campeonato, passagem à quarta ronda da Taça de Inglaterra após eliminar o Arsenal e meias-finais da Taça da Liga deixam o conjunto de Jurgen Klopp em boa posição em todas as competições internas. Esta questão traz um senão: a concentração de jogos é enorme: nas próximas três semanas, os reds vão disputar seis jogos. 

A quantidade de baixas no Liverpool reforça a dificuldade neste tempo de grande volume de partidas. Alexander-Arnold é a mais recente baixa, num plantel que já não conta com Matip, Bajcetic, Robertson, Szoboszlai e Thiago Alcântara por lesão e, agora, sem Endo e a grande estrela, Mohamed Salah, ambos ao serviço das suas seleções. Ainda assim, não há dúvidas do favoritismo da equipa de Jurgen Klopp, que deverá apresentar um plantel dinâmico e vertical para dominar o jogo desde o primeiro minuto. Diogo Jota poderá ser titular, assim como o Luis Díaz e Darwin Núñez, ex-jogadores de FC Porto e Benfica, respetivamente.

A equipa de Marco Silva também está numa fase positiva. Tal como o Liverpool, está na quarta ronda da Taça de Inglaterra e, apesar do 13.º lugar no campeonato. No mês passado, o Fulham esteve muito perto de vencer o Liverpool, mas acabou por perder, graças a golos de Endo e Alexander-Arnold já para lá dos 85 minutos, num dos jogos de maior emoção desta época na Premier League.

João Palhinha é uma das grandes figuras dos cottagers e será, certamente, essencial para travar o meio-campo do Liverpool. Ballo-Touré, Bassey e Iwobi estão no Campeonato Africano das Naçõess e Adama Traoré continua lesionado, mas o núcleo duro do Fulham mantém-se. Apesar de, possivelmente, assumir uma postura mais conservadora, jogadores como Andreas Pereira, De Cordova-Reid e Willian poderão ferir a debilitada defesa do Liverpool no contra-ataque, em mais um jogo que se adivinha rápido e fisicamente duro em Inglaterra.

Após este jogo, a segunda mão da eliminatória, em Craven Cottage, está marcada para dia 24 de janeiro.