Lewandowski conta como um vulcão lhe mudou a vida
Robert Lewandowski com a camisola da Polónia (IMAGO/Newspix)

Lewandowski conta como um vulcão lhe mudou a vida

INTERNACIONAL18.11.202312:16

Avançado não assinou pelo Blackburn em 2010 porque uma erupção o impediu de voar para Inglaterra

Robert Lewandowski deu o salto na carreira para um clube profissional, fora da Polónia, em 2010. Mas, revelou agora, que o seu rumo era a Premier League e não a Bundesliga

«Tive a oportunidade de me juntar ao Blackburn Rovers... mas eu queria ver como era Blackburn, o campo de treinos. Encontrei-me pela primeira vez com Sam Allardyce [treinou o Blackburn entre 2008 e 2010], na Polónia, depois de um jogo, em que ele foi ver-me jogar. Estava tudo bem encaminhado», começou por contar o avançado, após um treino da seleção polaca, em declarações reproduzidas pelo AS.

 Se eu tivesse ido para Blackburn talvez tivesse ficado lá

Contudo, a transferência acabou por não acontecer devido ao vulcão islandês Eyjafjallajokull, que entrou em erupção, e a nuvem de partículas de cinzas que inundou os céus bloqueou o tráfego aéreo durante uma semana. 

«O voo estava marcado, mas não podíamos partir. Isso mudou a minha vida. Se eu tivesse ido para Blackburn talvez tivesse ficado lá», recorda o goleador, de 35 anos.

Quis o destino que Lewandowski rumasse ao Borussia Dortmund, onde, durante quatro épocas, fez sucesso na Bundesliga e fez dele uma contratação galáctica para o rival Bayern de Munique, onde conseguiu completar um histórico invejável: oito títulos no campeonato, três taças da Alemanha, cinco Supertaças da Alemanha, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia e um Mundial de clubes.

Atualmente, cumpre a segunda época no Barcelona, tendo marcado 10 golos em 14 jogos que os culé já realizaram em 2023/2024.