Lembra-se da última participação do Alverca na Liga?
Equipa do Alverca 2003/04 (A BOLA)

Lembra-se da última participação do Alverca na Liga?

NACIONAL14.06.202518:45

Ribatejanos regressam em agosto à elite do futebol português pela primeira vez desde 2003/04. Fase final abaixo das expetativas consumou descida com graves consequências

16 de maio de 2025 fica marcado na história do Alverca como o dia em que o clube regressou à elite após uma longa travessia do deserto. Após graves problemas financeiros, que provocaram mesmo a extinção do futebol sénior, em 2005, os ribatejanos recomeçaram do zero a partir de 2006/07, na segunda divisão distrital de Lisboa.

18 anos e inúmeras subidas depois, o Alverca festejou o regresso à elite do futebol português graças a uma vitória por 2-1 diante do Portimonense.

No regresso ao convívio dos grandes, os ribatejanos vão reencontrar dez equipas que disputaram a edição 2003/04 da Liga e que vão defrontar novamente em 2025/26: Benfica, Sporting, FC Porto, SC Braga, Nacional, Rio Ave, Moreirense, Gil Vicente, Vitória de Guimarães e Estrela da Amadora.

Após ter descido à Liga 2 em 2002, o Alverca então comandado por José Couceiro, precisou apenas de uma tentativa para voltar ao principal escalão.

No regresso às Liga em 2003, o guardião Yannick, que na época seguinte representaria o Benfica, o ponta de lança Rodolfo Lima, melhor marcador da época graças a 10 remates certeiros, eram duas das principais figuras dos ribatejanos. Pedro Martins e Nélson Veríssimo, atuais treinadores de Al Gharafa e Benfica B, respetivamente, eram outros nomes notáveis presentes no plantel orientado por Couceiro.

José Couceiro treinou o Alverca entre 2002 e 2004 (A BOLA)

Após um arranque sólido, os ribatejanos caíram a pique somando apenas uma vitória entre a nona e vigésima segunda jornada. Apesar da série negativa, José Couceiro manteve-se no comando técnico e somou 10 dos 12 pontos seguintes em disputa.

A dez jornadas do final, os ribatejanos encontravam-se aparentemente seguros na 11.ª posição, com oito pontos de vantagem para a zona de despromoção, mas nova série negativa de cinco derrotas consecutivas atirou o clube para uma luta alucinante pela manutenção.

À entrada para a última jornada, Alverca, Belenenses e Académica, cada uma com 35 pontos somados, procuravam escapar ao 16.º e último lugar de descida à Liga 2 por preencher. A Briosa resolveu facilmente as contas ao vencer por 4-1 o Estrela da Amadora, deixando azuis e ribatejanos a lutar até ao fim.

Desilusão era a palavra de ordem após derrota em Moreira de Cónegos (A BOLA)

O Belenenses até perdeu em casa diante do SC Braga (0-2), mas os ribatejanos também saíram derrotados de Moreira de Cónegos (1-3). A desvantagem no confronto direto selou o pesadelo de Alverca.

21 anos depois, o sonho da Liga regressa ao Ribatejo!