Lahoz critica divulgação dos áudios do VAR: «Árbitros não estão preparados»
Mateu Lahoz (IMAGO)

Lahoz critica divulgação dos áudios do VAR: «Árbitros não estão preparados»

INTERNACIONAL26.12.202316:41

Ex-árbitro não concorda com a forma com que a publicação das conversas entre os árbitros e o VAR após os jogos da La Liga será feita

Foi no passado dia 19 de dezembro que a Federação Espanhola de Futebol (FEF) e a La Liga revelaram que, a partir do dia 10 de janeiro, a começar com a Supertaça de Espanha e passando depois para o campeonato, os áudios das conversas entre os árbitros de campo e o VAR serão divulgados após os jogos de cada dia, juntamente com as imagens dos lances mais polémicos.

Esta medida, com o objetivo de trazer mais transparência às decisões arbitrais, foi criticado por Mateu Lahoz, ex-árbitro internacional, a um programa da rádio espanhola COPE, o Tiempo de Juego

«Não estamos preparados para esta decisão enquanto sociedade do futebol. Deviam ter sido tomadas medidas de outra forma, mas esta gestão assina coisas precipitadas e deixa mais uma vez os árbitros de pé atrás», argumentou Lahoz. 

O antigo árbitro de 46 anos não se opõe à medida - «Vai abrir mais os olhos para que o VAR seja utilizado de melhor forma» -, mas sim à maneira repentina com que esta foi anunciada: «Os árbitros não estão preparados, não foram formados. [Os adeptos] vão descobrir como o futebol é visto por dentro e não creio que esta seja a forma correta de o fazer.»

«Estamos a remendar demasiado os problemas e isso não beneficia o futebol», rematou.