La Liga: Barcelona procura encurtar distância para o líder Real Madrid
Robert Lewandowski, Fermín e João Félix a celebrarem a vitória do Barcelona no Metropolitano (Imago)

ANTEVISÃO La Liga: Barcelona procura encurtar distância para o líder Real Madrid

INTERNACIONAL30.03.202408:00

Catalães querem lutar pelo campeonato até ao fim, mas têm algumas baixas importantes para o jogo com o Las Palmas

Após a pausa para seleções, o Barcelona recebe o Las Palmas, em jogo da 30.ª jornada da La Liga, com o objetivo de encurtar a distância para o Real Madrid, que tem mais oito pontos no topo da tabela classificativa.

O conjunto orientado por Xavi vem de três vitórias consecutivas, Maiorca (1-0), Nápoles (3-1) e Atlético Madrid (0-3), sendo que têm este jogo para a liga, antes de viajarem a Paris, no dia 10 de abril, para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.

O primeiro jogo do campeonato com o adversário deste sábado, foi o primeiro do ano 2024 e terminou com um triunfo dos catalães, numa reviravolta na segunda parte. Munir El Haddadi, ex-Barça, colocou o seu clube atual em vantagem, mas Ferrán Torres e Gundogan, de grande penalidade, já nos descontos, viraram o jogo e garantiram mais três pontos.

Nesse encontro João Cancelo lesionou-se, logo aos 10 minutos, ficando afastado do relvado durante o mês de janeiro. O português esteve novamente em dúvida, para esta partida, após não ter estado presente no Metropolitano, mas essa hipótese foi descartada ao ser titular na derrota de Portugal na Eslovénia.

Ter Stegen, Robert Lewandowski, Christensen e Pedri são dores de cabeça para o técnico espanhol: o alemão sofreu um susto no primeiro treino de regresso à Catalunha e deve ser poupado, por precaução, dando lugar a Iñaki Peña.

Já o polaco esteve em campo durante os 210 minutos do play-off (meias-finais e final, que teve prolongamento e penáltis) de acesso ao Euro 2024, que resultou no apuramento da Polónia, e também deve ser substituído por Vitor Roque no onze, de forma a descansar.

Por fim, o jovem médio espanhol regressou de lesão prolongada e não deve ser já chamado para este jogo, enquanto o dinamarquês não treinou e pode-se juntar a Baldé, Gavi e Frenkie De Jong na lista de ausências.

Onze provável: Iñaki Peña; João Cancelo; Koundé; Cubarsí; Hector Fort; Gundogan; Sergi Roberto; Fermín; João Félix; Raphinha e Vitor Roque

Lesionados: Baldé; Gavi e De Jong

Nos restantes jogos (deste sábado) do campeonato, o Getafe recebe o Sevilha, sendo que os visitados respiram muito melhor que os forasteiros na tabela classificativa.

A equipa de Quique Flores tem apenas mais três pontos que o Cádiz, que derrotou o Granada (1-0), no jogo de abertura da jornada.

Ambas as equipas só venceram uma partida das últimas cinco (dois empates e duas derrotas) e, apesar da equipa de Domingos Duarte, que não deve ser convocado (lesão), ter um bom registo em casa, os sevilhanos eliminaram-os da Taça do Rei de Espanha (oitavos de final), esta época, nesse mesmo estádio (1-3).

O Almería, de Luís Maximiano, recebe o Osasuna e, pela primeira vez nesta edição da liga, vem de uma vitória, no terreno do Las Palmas (0-1).

A equipa do guarda-redes português só perdeu um jogo nos últimos seis, mas quatro deles foram empates, sendo que têm de fazer muito melhor do que isso para permanecer na La Liga, na próxima temporada. Estão atualmente a 14 pontos da salvação, a oito jogos do fim.

Já os visitados receberam recentemente a notícia de que o seu treinador, Jagoba Arrasate, vai abandonar o comando técnico, no final da época, depois de seis anos no cargo.

Por fim, o Maiorca visita Valência, que luta pelo acesso às competições europeias, estando a apenas dois pontos do 7.º lugar e a seis do 6.º, com menos um jogo frente ao penúltimo classificado (Granada).

Já os visitantes têm como objetivo principal a manutenção, mas também estão de olho na final da Taça do Rei de Espanha (um título que já ganharam em 2002/03), frente ao Athletic Bilbau, que se joga no próximo fim de semana.

André Almeida regressou no último encontro aos relvados, depois de estar praticamente cinco meses e meio afastado por lesão. O médio português entrou a nove minutos do fim na derrota com o Villarreal (1-0) e, apesar de ser improvável a sua titularidade, deverá ser novamente opção para a segunda parte.