Tiago Duarte estreou-se no Santa Clara frente ao Sp. Espinho. - Foto: SANTA CLARA
Tiago Duarte estreou-se no Santa Clara frente ao Sp. Espinho. - Foto: SANTA CLARA

Santa Clara: depois da Taça de Portugal, Tiago Duarte estreou-se na Liga

Lateral/extremo vai ganhando espaço nos açorianos. Filho de Santamaria, antigo jogador do Sporting

De forma progressiva, Tiago Duarte vai conquistando a confiança de Vasco Matos e os minutos para o lateral/extremo de 21 anos dos sub-23 são cada vez mais na equipa principal do Santa Clara. Depois da estreia na Taça de Portugal, a 18 de outubro em Espinho, somou mais minutos (entrou aos 66’) na mesma competição diante do Sporting e agora, na 15.ª jornada frente ao Arouca, deu os primeiros passos na Liga.

«É um grande orgulho para qualquer pai. Sei muito bem do esforço que ele teve para chegar até ali. Era um sonho que ele tinha e nunca deixou de acreditar. Foi um prémio pela resiliência e pelo trabalho dele e acredito que correspondeu. Tem de continuar a trabalhar para merecer oportunidades e conquistar o seu espaço», transmitiu a A BOLA Santamaria, pai de Tiago Duarte e antigo central do Sporting.

Santamaria afiança que o filho poderá chegar longe: «Somos jogadores diferentes e em posições diferentes. Acho que ele tem condições - se continuar a trabalhar como tem feito e a manter os pés no chão - para atingir patamares que o pai não conseguiu alcançar. Acredito nisso.»

«É muito reservado e humilde. É um menino que gosta de ouvir e absorve rapidamente os ensinamentos dos mais velhos. Tem bom coração e gosta de ajudar os outros. Como jogador é alguém muito versátil. Pode atuar em várias posições, sempre oferecendo qualidade. Teve a inteligência de se adaptar a uma nova posição e tem tirado frutos. Fisicamente é forte, aguenta bem a carga e tecnicamente tem muitos recursos. Evoluiu muito defensivamente, visto que no passado ele jogava em posições mais adiantadas. Ele está muito feliz no Santa Clara e agradecido por todas as oportunidades que teve», disse o antigo central sobre as caraterísticas de Tiago Duarte, extremo de origem, mas que também tem atuado como lateral direito.

Com passado leonino, Santamaria viveu de forma especial o recente encontro com o Sporting, em que Tiago Duarte disputou o lance com Hjulmand, que ditou a polémica grande penalidade a favor dos leões. Sobre esse momento, Santamaria escusou-se a comentar, mas reconheceu que viveu o desafio de forma distinta: «Foi um jogo especial porque ele pôde jogar diante de um grande adversário e voltou a corresponder. Acredito que vai voltar a ter oportunidades diante de outras grandes equipas e confio de que vai dar boa resposta. Fez um jogo competente e não acusou a pressão.»