Comentário do jornalista Hugo Forte n'A BOLA das 6

Kokçu: Turquia não está no plano de saída do Benfica

Médio distante da liga turca nesta fase da carreira, apesar de ver o nome associado a Galatasaray, Feberbahçe e Besiktas

Orkun Kokçu, médio internacional turco de 24 anos, tem estado na ordem do dia da imprensa da Turquia, que associa o nome do jogador do Benfica aos três grandes do país: Fenerbahçe, Galatasaray e, agora, Besiktas.

Os meios de informação locais têm sustentado uma eventual mudança do jogador nas alegações de que terá más relações com Bruno Lage, treinador do Benfica, depois do ocorrido nos Estados Unidos — reagiu negativamente quando foi substituído no jogo com o Auckland City, da segunda jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes, e a discussão com o técnico deu a volta ao mundo.

O Benfica rapidamente deu conta de que Lage e Kokçu resolveram a questão, mas é sabido que o médio tem uma forma de pensar a carreira que acaba invariavelmente por colocá-lo no mercado.

Não é, pois, surpresa a admiração que tem pela Premier League e em especial pelo treinador do Liverpool, Arne Slot, que também gosta muito do jogador do Benfica, que foi um dos seus trunfos no Feyenoord.

Kokçu tem, pois, vistas largas e pensa numa grande liga, não numa mudança para a Turquia, que poderia ser vista como um passo atrás neste fase da carreira.

Kokçu tem, como é sabido, contrato com o Benfica até 30 de junho de 2028. Tem também uma cláusula de rescisão de €150 M e custou €25 M aos encarnados, que o tornam o mais caro jogador de sempre a ser contratado em Portugal.

O Benfica conta, naturalmente, com o jogador e se tiver de o deixar partir será, seguramente, para um destino que renda verba acima da que gastou. Ou que valorize o jogador, se o processo de saída culminar num empréstimo. Uma saída para o futebol turco dificilmente responderia às necessidades das águias.

Mais importante, todavia, é a vontade de Kokçu. Nascido nos Países Baixos, mas internacional pela Turquia, admite um dia jogar naquele país, mas não neste momento da carreira. A sair da Luz, é para uma liga de topo.

O Besiktas entra agora, de acordo com os media turcos, na corrida com Fenerbahçe de Mourinho e Galatasaray, mas será uma corrida que nenhum dos grandes turcos poderá ganhar.

Sugestão de vídeo: